Enquanto concorrentes como a Sony e a Panasonic interromperam a produção de televisores com tubo de imagem, a sul-coreana LG se prepara para ampliar a capacidade de produção dos modelos de 14 polegadas com telas slim. A empresa, que possui capacidade de produção de 20 mil unidades do modelo por mês, vai duplicar esse volume em 2009. No ano passado, as vendas de televisores de tubo caíram no Brasil, mas, segundo Roberto Barboza Silva, diretor da área de home eletronics da empresa, as margens de lucro da categoria, ao contrário das margens dos televisores de telas finas, foram mantidas, já que não houve uma queda de preços nos últimos anos como a registrada no mercado de telas de plasma e LCD.
"É um mercado que ainda tem volume e não está sofrendo tanta pressão de preços dos concorrentes", disse Barboza. Segundo o executivo, ainda existe consumo para este nicho de mercado de televisores com tubo, como o de 14 polegadas e tela slim. No entanto, cerca de 50% das vendas da categoria ainda são dos 29 polegadas. Barboza contou que em alguns lugares do Brasil, uma televisão de 29 polegadas ainda é considerada um objeto de desejo. As vendas desses aparelhos se destacam nos estados do Norte e do Nordeste.
No ano passado, a LG interrompeu a produção de televisores de tubo tradicionais, com grande espaço na parte traseira, concentrando forças apenas nos modelos de telas slim, que são mais finos. Em 2008, entre convencionais e slim, foram produzidos 1,6 milhão de televisores com tubo de imagem na fábrica da empresa em Manaus. Para este ano, segundo Barboza, com a interrupção da produção dos tradicionais, a expectativa é produzir cerca de 1,2 milhão.
Veículo: Gazeta Mercantil