As vendas de material escolar no varejo no Estado de São Paulo não devem ter um bom desempenho em 2016. Neste ano, o aumento previsto é de até 5%, o que sinaliza um resultado abaixo do observado no mesmo período do ano passado, em que o estado teve alta de 6% nas vendas.
Mesmo com a demanda tradicional provocada pelo início das aulas, as vendas de material escolar no varejo sofrerão os efeitos da queda de consumo e ainda o impacto da menor demanda por parte dos alunos de escolas públicas, que recebem o material gratuitamente do governo do estado. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, a FCDLESP.
Segundo o presidente da entidade, Mauricio Stainoff, com este cenário de recessão, para manter as vendas, as papelarias apostam em promoções e condições especiais de pagamento.
"Mesmo com as estratégias, sabemos que não teremos recorde de vendas. Considerando ainda que as escolas públicas fornecem o material escolar, as lojas só podem contar com as escolas particulares", afirmou o executivo, em comunicado.
Na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a projeção é mais positiva da Grande São Paulo. "Estamos otimistas e acreditamos num acrescimento de 3% em relação às vendas do ano passado", diz o presidente da CDL da cidade, Marcello Alexandre.
Interior
Em Sorocaba, a expectativa de crescimento se mantém em 3% e segue em linha com o ano passado. Em São José do Rio Preto, a previsão é manter a estabilidade de 2015.
"Os números apontam estagnação. Esperamos crescimento de pelo menos 5%", comunicou o presidente da CDL de São José do Rio Preto, Ronaldo José Reis. Ele lembra ainda que, mesmo com 5%, o índice fica abaixo de 2015, quando a cidade atingiu uma alta de 10%.
Já em Barretos, a expectativa é que a ressaca das festas e os encargos do começo de 2016 segurem as vendas. "Assim como 2015, esse ano será difícil. Acreditamos numa migração de alunos de escola particular para a pública, o que prejudica a venda de material escolar", diz o presidente CDL de Barretos, André Luis Peroni Ângelo, lembrando que será um período em que a meta é vender em linha com o ano passado.
Veículo: Jornal DCI