Uma pesquisa do Data Popular mostrou que 91% dos brasileiros afirmaram ter reduzido o consumo no ano passado. Para 55% dos entrevistados, essa é a pior crise que já viveram no País.
Quando questionados sobre quais foram as compras adiadas, a pesquisa apontou que 54% deixaram para depois a compra da geladeira, fogão ou TV, 48% atrasaram a compra do carro; 47% adiaram a compra de móveis;. 45% a compra de computador; e 41% a reforma da casa.
O plano mais adiado foi o de viajar para fora do Brasil: 65% dos que queriam fazer isso em 2015 deixaram para depois. Entre os que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% já escolheram deixar o sonho da casa própria para depois. Este ano, 35% acreditam que conseguiram fazer essa aquisição.
Fé no futuro
Muitos, no entanto, acreditam que conseguirão fazer essas compras: 42% creem que conseguirão fazer a viagem ao exterior; 69%, a compra do eletrodoméstico; 50% vão comprar o carro; 70%, adquirir os móveis; 92%, comprar um computador; e 78%, reformar a casa. "Apesar do cenário de retração, boa parte dos brasileiros não quer mais abrir mão dos planos de gastos que precisaram ser adiados ano passado", afirma o estudo. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 12 de janeiro, com 3,5 mil consumidores em 153 municípios de todos os estados.
Veículo: Jornal DCI