Propaganda popular

Leia em 1min 30s

Na semana retrasada antecipamos aqui na coluna alguns dados da pesquisa feita pela agência de publicidade McCann Erickson sobre o perfil de consumo da Classe C brasileira. O estudo completo, divulgado na última quarta-feira, mostrou que esse segmento não se classifica como pobre e sim como uma classe média baixa. Essas pessoas não passam fome, embora também não tenham dinheiro sobrando. O que eles querem é manter as conquistas dos últimos anos, consumir sem preocupação e ter acesso às coisas boas, o que antes era privilegio da elite nacional.

 

Mas enganam-se os que pensam que a classe C brasileira quer ter a mesma vida que a classe A. Mesmo melhorando de vida, 53% dos entrevistados continuariam morando no mesmo bairro. Eles também rejeitam produtos e lugares considerados chiques demais. Ou seja, querem comprar mais sem deixar de ser o que eles são. Isso coloca por terra o argumento usado por muitas marcas, que mostram pessoas e locais chiques nas suas propagandas, por achar que os mais humildes almejam alcançar o mesmo estilo de vida.

 

Crédito para esse segmento é muito importante para viabilizar os sonhos de consumo. Porém, 81% dos entrevistados têm vergonha de tomar empréstimos, 91% acham o processo de credito burocrático demais e 70% sentem falta de mais informações sobre como usar o cartão de credito.

 

Com base nos dados dessa pesquisa, a McCann está criando uma nova agência, chamada Bairro, exclusivamente para atender clientes interessados em falar com o consumidor popular. Provavelmente terá trabalho para atrair clientes. Afinal, ainda hoje, são inúmeras as empresas que vivem a ‘Vergonha da Classe C’, ou seja, a miopia de querer fazer negócios exclusivamente com os endinheirados no Brasil.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Confecções investem mais em produtos diferenciados

A indústria têxtil brasileira elevou em cerca de 50% os investimentos do ano passado, para aproximadamente ...

Veja mais
Papelão vende menos em fevereiro

As vendas de papelão ondulado foram de 157,9 mil toneladas em fevereiro, queda de 2,0% ante janeiro de 2009, quan...

Veja mais
Alpargatas eleva investimentos para este ano

A estratégia de oferecer ao consumidor produtos de desejo por preços mais acessíveis e reduzir expr...

Veja mais
Diretor financeiro do Carrefour volta ao Brasil

O Carrefour anunciou ontem, em Paris, que o atual diretor financeiro da companhia ( "chief financial officer"), Eric Rei...

Veja mais
Nestlé e Anna Pegova

A Nestlé e a fabricante de cosméticos Anna Pegova repetem a parceria e lançam em abril a promo&cced...

Veja mais
Mix da Wal-Mart

O Wal-Mart planeja começar a vender mais de 80 novos produtos de marca própria, incluindo iogurte de moran...

Veja mais
Alpargatas prevê expansão e investimento maiores este ano

Dona das marcas Havaianas, Rainha e Topper, a Alpargatas prevê crescer neste ano mais do que os 18,7% registrados ...

Veja mais
Produtores de leite em Marília aumentam a produtividade

A maior cadeia produtiva da região de Marília - a produção de leite - vai dar mais um passo ...

Veja mais
Açúcar deverá ter alta esta semana, diz estudo

Os contratos futuros de açúcar refinado deverão subir esta semana, segundo pesquisa da Bloomberg Ne...

Veja mais