Alpargatas eleva investimentos para este ano

Leia em 2min 40s

A estratégia de oferecer ao consumidor produtos de desejo por preços mais acessíveis e reduzir expressivamente os custos garantindo crescimento apesar da crise deve levar a São Paulo Alpargatas a ampliar os investimentos em 2009. O orçamento prevê desembolso de R$ 89 milhões para as operações brasileiras, ante gastos de aproximadamente R$ 70 milhões em 2008. Além de máquinas e equipamentos mais modernos e produtivos, parte importada com o dólar mais caro e parte nacional, as aplicações consideram o desenvolvimento de novos produtos.

 

As medidas darão também maior capacidade para as fábricas, entretanto, esse ganho varia de acordo com o produto a ser fabricado e pode significar um aumento entre 10 e 18%, disse o presidente da Alpargatas, Marcio Utsch.

 

A Alpargatas Argentina - cuja aquisição foi aprovada pela Comisión Nacional de Defensa de la Competência (CNDC) em outubro do ano passado - deverá receber investimento equivalente a R$ 20 milhões para a atualização do parque fabril.

 

Os esforços de internacionalização da empresa do grupo Camargo Corrêa - dona de marcas como Havaianas, Topper e Rainha - resultou em crescimento de 51% nos volumes de venda no mercado externo e 132% em receita, disse Utsch. Além da aquisição da Alpargatas Argentina, a empresa também montou escritórios próprios nos Estados Unidos e na Europa. Nos EUA já são 2 mil pontos-de-venda. Entre os mercados de destaque no exterior também a Croácia e a Grécia têm despontado.

 

Apesar da decisão, tomada após o início da crise, de investir em produtos de preço mais acessível, a agressividade de lançamentos da Alpargatas em 2008 e a venda de produtos de maior valor agregado foram considerados fatores de destaque para a companhia registrar alta nas vendas e no lucro. O lucro líquido cresceu 33% no último trimestre de 2008 e alcançou R$ 74,1 milhões. A receita líquida somou R$ 540,78 milhões nos últimos três meses do ano, ante R$ 435,8 milhões de igual período do exercício anterior, alta de 24%.

 

No acumulado do ano, entretanto, o lucro líquido registrou queda, passando de R$ 211,1 milhões para R$ 173,2 milhões. O desempenho foi atribuído à redução no resultado financeiro e ao aumento das despesas com amortização e com equivalência patrimonial. Os números de 2007 incluem a venda de um imóvel no valor de R$ 46,4 milhões.

 

O balanço, explicou o diretor de relações com investidores da Alpargatas, Francisco Céspede, já segue as novas normas contábeis que serão obrigatórias a partir de 2010.

 

Volumes maiores

 

Do total de 182 milhões de pares de calçados vendidos no ano passado - alta de 10% na comparação com 2007 - 170,4 milhões foram sandálias. A venda de sandálias Havaiana e Dupé aumentou 3,5% no quarto trimestre. A venda de acessórios e vestuário aumentou 83% no ano, para 7 milhões de peças.

 

As operações externas da companhia garantiram 12,3% da receita bruta consolidada e 15% do volume total vendido.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Consultas aumentam, mas venda de máquinas têxteis cai

Um dos poucos segmentos de bens de capital a registrar queda em 2008, melhor ano da história do setor, o mercado ...

Veja mais
Confecções investem mais em produtos diferenciados

A indústria têxtil brasileira elevou em cerca de 50% os investimentos do ano passado, para aproximadamente ...

Veja mais
Papelão vende menos em fevereiro

As vendas de papelão ondulado foram de 157,9 mil toneladas em fevereiro, queda de 2,0% ante janeiro de 2009, quan...

Veja mais
Propaganda popular

Na semana retrasada antecipamos aqui na coluna alguns dados da pesquisa feita pela agência de publicidade McCann E...

Veja mais
Diretor financeiro do Carrefour volta ao Brasil

O Carrefour anunciou ontem, em Paris, que o atual diretor financeiro da companhia ( "chief financial officer"), Eric Rei...

Veja mais
Nestlé e Anna Pegova

A Nestlé e a fabricante de cosméticos Anna Pegova repetem a parceria e lançam em abril a promo&cced...

Veja mais
Mix da Wal-Mart

O Wal-Mart planeja começar a vender mais de 80 novos produtos de marca própria, incluindo iogurte de moran...

Veja mais
Alpargatas prevê expansão e investimento maiores este ano

Dona das marcas Havaianas, Rainha e Topper, a Alpargatas prevê crescer neste ano mais do que os 18,7% registrados ...

Veja mais
Produtores de leite em Marília aumentam a produtividade

A maior cadeia produtiva da região de Marília - a produção de leite - vai dar mais um passo ...

Veja mais