As vendas no Brasil da empresa de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e do Casino, a Cnova, registraram queda de 24,9% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com igual período do ano anterior. A companhia reportou receita de R$ 1,177 bilhão entre janeiro e março ante R$ 1,568 bilhão nos mesmos meses de 2015.
A companhia informou que o resultado de vendas foi impactado pela mudança na cobrança de ICMS que passou a vigorar em janeiro. De acordo com a Cnova, esse impacto tributário foi responsável por diminuir as vendas líquidas no Brasil em cerca de R$ 82 milhões.
Houve ainda queda de 10,5% no GMV (do inglês Gross Merchandise Volume), que é a soma das vendas, outras receitas e volumes do marketplace. Esse resultado chegou a R$ 1,729 bilhão no primeiro trimestre de 2016. As vendas do marketplace, modelo de negócios em que outros lojistas pagam comissão para vender na plataforma da companhia, representaram 15,6% do total.
A Cnova informou que segue em andamento o processo de revisão sobre as acusações envolvendo fraudes na gestão de estoques nos centros de distribuição brasileiros.
Considerando os resultados da companhia não só no Brasil, mas também em outros países como a França, a receita chegou a 741,6 milhões de euros no primeiro trimestre, queda de 17% na comparação anual. O GMV caiu 6,9%, para 1,137 bilhão de euros.
Veículo: Site IstoÉ Dinheiro