A Central de Abastecimento de Santo André (Ceasa) tem até setembro de 2010 para substituir todos os caixotes de madeira por caixas de plástico para o acondicionamento de frutas, verduras e legumes. A determinação foi encaminhada pela Craisa -Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André para melhorar os aspectos de conservação e acondicionamento dos produtos.
A adoção das novas caixas, mais duráveis, leves e resistentes, atende a Instrução Normativa n° 9, de 12 de novembro de 2002, que entre suas exigências considera a necessidade de regulamentar o acondicionamento, o manuseio e a comercialização dos produtos hortícolas in natura diante da necessária proteção, conservação e integridade exigidas.
Na prática, a troca dos caixotes pelas caixas de plástico terá início no segundo semestre de 2009, sendo que a substituição será de responsabilidade dos mais de 60 permissionários que trabalham no local.
O superintendente da Craisa, Euclides Valdomiro Marchi, prevê que a medida deve, a longo prazo, ser estabelecida em grande parte das Ceasas do Brasil.
Veículo: DCI