A americana Samsonite, fabricante de malas, vendeu no Brasil em 2008 400 mil unidades, entre malas, mochilas e acessórios, 23% a mais do que as vendas em 2007 e, para este ano, prevê aumento na comercialização de 18%, sobre 2008. O mercado brasileiro representa aproximadamente 2% das vendas mundiais do grupo. A empresa possui 800 pontos de vendas no país e abriu a primeira loja própria em São Paulo há pouco mais de um ano.
"Para a Samsonite, a América Latina assim como o mercado brasileiro são muito importante. No Brasil, a marca vem crescendo significativamente principalmente nos últimos três anos. A companhia, já lançou até alguns produtos voltados para a América Latina. Além disso, lançaremos nas próximas semanas uma promoção que é exclusiva para o Brasil", explicou o diretor geral da Samsonite, Francisco Cortez.
Algumas malas, como as da linha Black Label, custam em torno R$ 2 mil, em outras linhas os preços começam em R$ 290. A linha Black Label representa 5% das vendas no Brasil. Cortez afirmou que a empresa sentiu os efeitos da crise mundial, mas de forma branda.
Segundo ele, nos dois últimos meses a empresa registrou pequena redução no volume de vendas, mas como viagens normalmente são programadas com certa antecedência o problema não foi significativo.
"Conseguimos fechar o ano com aumento de vendas. Nos últimos anos o valor baixo do dólar foi incentivo para que a classe média viajasse mais. A Samsonite tem também aumentado o número de produtos com pastas, mochilas e acessórios para viagem, com isso elevouo o volume de vendas", afirmou Cortez.
O valor das malas, que em geral é mais alto do que os concorrentes no Brasil, não afeta as vendas, segundo o executivo. "Aqui nossos produtos são vendidos parcelados, o que é facilitador na hora de comprar. Além disso, lançamos a segunda marca da Samsonite, a American Turist, que tem preços até 40% mais baratos do que as malas da Samsonite. Essas malas atingem outro segmento de mercado, como alguns lugares no Norte, Nordeste e interior do País", disse Cortez.
A Samsonite possui 14 fábricas em 93 países, com 30 mil pontos de venda e mais de 23 mil funcionários.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ