Supermercados médios crescem mais do que líderes

Leia em 3min

Os líderes supermercadistas Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart mantiveram suas posições no ranking divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas foram as redes médias que registraram maior crescimento no faturamento. O aumento mais expressivo na receita foi registrado pelo Condor Super Center (PR). A rede faturou R$ 1,1 bilhão em 2008, aumento de 29,4% em relação ao ano anterior. A rede GBarbosa (SE) registrou aumento de 24% na receita, com R$ 2,3 bilhões. E o Sonda(SP), que faturou R$ 1 bilhão em 2008, teve aumento de 24,6% em comparação com o ano anterior. Para Sussumu Honda, presidente da Abras, este crescimento esta relacionado à abertura de novas lojas. "As redes menores tiveram um crescimento bastante expressivo", diz. Mas para este ano, ele prevê uma crescimento um pouco mais acanhado para as redes médias. "Haverá um movimento de certa cautela em relação à expansão."

 

Com um faturamento de R$ 22,4 bilhões, o Carrefour manteve a liderança no ranking, seguido por Pão de Açúcar, com R$ 20,8 bilhões, Wal-Mart, com R$ 16,9 bilhões e GBarbosa (R$ 2,3 bilhões). Os três grandes líderes tiveram crescimento na receita em 2008 de 16,7%, 11,2% e 13%, respectivamente, na comparação com 2007. A pesquisa mostra que apenas a partir da quinta colocação um intenso movimento no setor.

 

O Bretas Supermercados, rede mineira que estava na sétima posição no último ranking, subiu para o quinto lugar. A gaúcha Zaffari caiu da quinta para a sexta posição. A carioca Prezunic Supermercados, oitava colocada em 2007, saltou para o sétimo lugar. O Super Muffato, do Paraná, subiu da décima para a nona posição. O paulista Sonda, que estava em décimo sexto lugar, subiu uma colocação enquanto a paranaense Condor Super Center saiu da décima quarta colocação para a décima segunda.

 

Na análise do presidente da Abras, estas empresas se destacam por terem maneiras bastante particulares de lidar com o mercado. Bretas e Super Muffato, por exemplo, concentram suas expansões somente para o interior dos estados em que atuam. O Sonda também tem uma estratégia singular. Com lojas consideradas grandes, de cerca de 4 mil m , foca basicamente em alimentação.

 

O faturamento das vinte maiores empresas do setor supermercadista foi de R$ 82,1 bilhões em 2008, crescimento de 11,46% na comparação com o ano anterior. Neste grupo, as três líderes detêm 73,4% do faturamento total, uma ligeira queda em relação a 2007, quando elas representavam 74,64% da receita do grupo. Se for considerado o setor supermercadista como um todo, que, segundo a Abras, é formado por 500 empresas, as três líderes detêm 40% de todo o faturamento.

 

As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2009 cresceram 4,16% em relação ao mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Abras. Em comparação a janeiro de 2009, houve queda de 5,37%. Nos primeiros dois meses do ano a alta foi de 5,37% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado.

 

Os supermercadistas estão otimistas em relação a Páscoa, que este ano acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril. A perspectiva é de aumento de 10,3% nas vendas em relação a 2008. "Esses dias são considerados bons já que pegam um período pós-salário", afirma Honda. Cerca de 82% dos supermercadistas aumentaram suas compras para a Páscoa, enquanto 18% mantiveram os mesmo patamares de compra de 2007. "Não temos empresas que compraram menos", diz Honda.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Muffato e Condor, do PR, planejam abrir mais lojas e faturar 20% mais

As duas maiores varejistas do Paraná, Muffato e Condor, conseguiram avançar posições em 2008...

Veja mais
Bretas ultrapassa Zaffari e assume o quinto lugar

Os maiores destaques em 2008 no ranking brasileiro de supermercados foram as redes regionais de Minas Gerais, Paran&aacu...

Veja mais
Supermercado médio cresce e comemora vendas em alta

Os supermercadistas de médio porte seguem firmes na disputa com as grandes redes para ditar o ritmo de cresciment...

Veja mais
Demanda menor faz Cedro e Cachoeira reduzir produção

A diminuição de sua posição no mercado externo fez com que a companhia têxtil Cedro e ...

Veja mais
Preço dos ovos de Páscoa pode variar até 75% em Maringá

Preocupado em alertar o consumidor quanto aos preços dos ovos de Páscoa, o Procon de Maringá divulg...

Veja mais
Vendas do comércio crescem 3,9%

A atividade do comércio varejista no País cresceu 3,9% em fevereiro em relação ao mesmo m&ec...

Veja mais
Cor-de-rosa

A Lego, fabricante de brinquedos, vai lançar uma embalagem cor-de-rosa para a caixa de peças de montar. O ...

Veja mais
Páscoa

É na classe que C que está a maior porcentagem de pessoas com intenção de comprar ovos de ch...

Veja mais
Ovos de Páscoa têm preços mais salgados

Levantamento da consultoria Shopping Brasil realizada em todos o País mostra que, pelo menos por enquanto, o cons...

Veja mais