A Sony informou que reduzirá o preço de seu console de videogame mais antigo, o PlayStation 2, em 23%, para US$ 99,99, em uma tentativa de seduzir famílias dispostas a comprar games. O corte do preço, que se efetiva a partir de hoje, poderia manter vivo o PS2, que vendeu mais de 136 milhões de unidades desde seu lançamento em 2000, tornando-se o mais popular videogame do mundo, informou a Sony ontem.
A notícia segue rumores - ainda não confirmados - de websites e blogs de que a Sony deve reduzir o preço do PlayStation 3, o mais poderoso console da empresa. O PS3 é de longe o mais caro modelo de videogame, vendido por cerca de US$ 400.
A Sony informou que o preço abaixo de US$ 100 levará a uma nova onda de compra de games por famílias de baixa renda, uma vez que os consoles têm sido desenvolvidos com sistemas mais baratos. Somado a isso, a empresa deve oferecer incentivos a varejistas que mantiverem o PS2 nas prateleiras de suas lojas.
A Sony dominou a indústria global de games por uma década, a partir da metade dos anos 90, mas as vendas do PS3 têm ficado atrás das do console Wii, da Nintendo, e do Xbox 360, da Microsoft. As vendas do console da Microsoft tiveram um impulso em setembro depois de uma redução de preços de cerca de US$ 50 em alguns modelos de Xbox 360. Segundo a companhia, foram vendidos 28 milhões de unidades no mundo em 2008, ultrapassando as vendas do PS3 em mais de 8 milhões de unidades.
Os consoles de videogames continuam a apresentar boas vendas, embora os consumidores pensem duas vezes com relação a supérfluos em meio à recessão. A maioria das gerações de novos consoles torna-se obsoleta depois de uma década.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ