Cresce disputa em lácteos funcionais

Leia em 2min 50s

O mercado de lácteos funcionais, cujos volumes crescem a taxas anuais próximas de 40%, está no foco de grandes indústrias do segmento de leite do país que buscam diversificação e maior rentabilidade.

 

Quase simultaneamente chegam ao mercado três novas linhas de lácteos funcionais. A UP Alimentos, joint venture entre Unilever e Perdigão, criada há quase dois anos, coloca no mercado dois lácteos funcionais com a marca Becel Pro.Activ: são o iogurte e a bebida láctea, ambos com fitoesteróis. Já a Bertin, que em 2007 entrou em lácteos com a compra da Vigor, lança o Lective, um iogurte probiótico que contém lactobacilos e a bactéria Bifido, que auxiliam o funcionamento da flora intestinal.

 

Por fim, a mineira Itambé coloca no varejo o iogurte Plenus. Também planejado para tratar do chamado "intestino preguiçoso", o produto contém as bactérias Bifidobacterium lactis e o Lactobacillus acidophilus.

 

Tanto Vigor quanto Itambé miram o mesmo público da francesa Danone, com o Activia, que responde por quase 90% da venda de iogurtes funcionais no Brasil.

 

Com o Lective, a meta da Bertin é ocupar a segunda posição entre os iogurtes funcionais dentro de três anos. "Queremos uma fatia de 15%", afirma o diretor de marketing da Bertin, Marcos Scaldelai. Com isso, o Lective teria que tirar não só mercado do Activia, como também dos produtos da Nestlé (Nesvita e Molico ActiFibras) e da Batavo (Biofibras), que já disputam o segmento no Brasil. E para isso ele aposta no preço: o Lective chega com preço em média 10% menor que o rival Activia.

 

Já a UP Alimentos está criando um novo mercado para seus lácteos funcionais no país. Assim como o creme vegetal Becel Pro-Activ, o iogurte e a bebida láctea são enriquecidos com fitoesteróis, extratos vegetais que ajudam a reduzir a absorção do colesterol no sangue, segundo a empresa. A Danone já comercializa na Europa o Danacol, um iogurte que ajuda a limitar a absorção de colesterol. O produto ainda não aportou por aqui.

 

Os itens da linha de lácteos da UP são produzidos pela Perdigão em sua fábrica de Carambeí (PR). Essa região, os chamados Campos Gerais, é considerada uma das melhores bacias leiteiras do país em termos de qualidade.

 

A UP foi criada em junho de 2007 pela Perdigão e Unilever para produzir, comercializar e distibuir itens com a marca Becel. À época, a Perdigão comprou os ativos para produção de margarina da Unilever, em Valinhos (SP), e as marcas Doriana, Claybom e Delicata. Desde o início da parceria, Unilever e Perdigão planejavam desenvolver novos produtos e há outros no forno. Segundo apurou o Valor, seriam outros na linha de lácteos.

 

O mercado de iogurtes no Brasil como um todo movimentou R$ 2,65 bilhões no ano passado, segundo a Nielsen. Desse valor, os funcionais representam 20%. Segundo a Nielsen, o mercado de iogurtes total cresceu 2,4% em volume em 2008, e o de funcionais, 37%. Outro segmento que cresce no país é o de leites especiais, no qual a Nestlé acaba de entrar e que já tem competidores como Batavo, Elegê, Parmalat e Jussara. Esse mercado movimenta cerca de 100 milhões de litros de leite por ano.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Drogasil assume segundo lugar no ranking em 2008

Segundo ranking publicado ontem pela Associação Brasileira de Farmácias (Abraframa), a Pague Menos,...

Veja mais
Esponja disputada.

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Mercado de leite sinaliza recuperação aqui e no exterior

O setor de lácteos do país não deve passar incólume pela crise financeira internacional, mas...

Veja mais
Nestlé vê risco de volta da inflação

O aumento dos gastos dos governos por meio de planos de estímulo poderá lançar o mundo em uma nova ...

Veja mais
Shell adquire 45 postos na região Centro-Oeste

Única multinacional a atuar no setor de distribuição de combustíveis no Brasil, a anglo-hola...

Veja mais
Gestores agora aceitam salários menores

Cerca de 20% dos contatos da agenda de trabalho podem proporcionar 80% das chances de recolocação. Para qu...

Veja mais
Álcool cai na usina, mas postos mantêm preços

O álcool teve uma queda expressiva nas usinas do Centro-Sul do País neste início de safra, mas a ba...

Veja mais
Wal-Mart prevê investir R$ 450 milhões no Nordeste

O Wal-Mart promete continuar apostando suas fichas no Nordeste em 2009. Das 90 novas lojas programadas para este ano, pe...

Veja mais
Silvio Santos também está de olho na rede Ponto Frio

Três dias depois da rede varejista Ponto Frio ser colocada à venda, pelo menos uma empresa já manife...

Veja mais