Alimentos continua um super mercado

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A feira Super Rio Expofood, um encontro entre supermercadistas do Estado do Rio com seus fornecedores realizada na última semana no Riocentro, manteve seu número de visitantes em relação ao ano passado, na faixa de 35 mil pessoas. Entretanto, os negócios tiveram uma melhora significativa, mostrando o vigor do setor do varejo em meio à crise. A movimentação financeira nos quatro dias do evento teve uma forte alta. Este ano foram contabilizados R$ 75 milhões em negócios ante os R$ 35 milhões da edição 2008.

 

Segundo o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Aylton Fornari, que também é organizador da feira, esse aumento de novos negócios deve-se a um dia a mais acrescentado no calendário do evento e ao sucesso do ano anterior. "Tivemos diversos lançamentos de produtos e os resultados foram bem positivos", conta.

 

Crescimento em 2009. Fornari espera para 2009 um crescimento no setor de varejo de alimentos da ordem de 3%. "Está difícil prever o que irá acontecer. Uns dizem que a crise acaba no meio do ano, outros dizem que só acaba daqui a dois anos. O fato é que o setor de alimentação é sempre o último a sentir o impacto e as vendas ainda estão indo bem para nós", diz.

 

Mais de 240 empresas montaram seus estandes no Riocentro. Empresas como Coca-cola, Itaipava, Rica, Granfino, Adria, Piraquê, La Rioja e Buaiz Alimentos, entre outras, fecharam negócios e parcerias. Entre os novos assuntos que marcaram a feira, esteve a preocupação com o meio ambiente.

 

A feira é dirigida para executivos do setor de alimentos, supermercadistas, hoteleiros, restaurantes, bares, padarias, confeitarias, entre outros. Ela é resultado da junção de outras feiras menores - como a Equipar, a Rio Pan e a Gourmet Show -, que se aglutinaram para formar uma das maiores feiras de alimentos da América Latina.

 

A Granfino participou pela oitava vez da Super Rio Expofood. A marca apostou num espaço ainda maior e este ano esteve posicionada em uma ilha de 126 metros quadrados, na segunda rua do pavilhão, uma das mais movimentadas da exposição.

 

Segundo o gerente de Marketing da empresa, Felipe Lantimant, os principais objetivos da participação da marca no evento é aproveitar a oportunidade para estabelecer contatos, fechar negócios e expor seu mix completo de produtos, com foco principal nos negócios envolvendo arroz e feijão preto, que continuam a ser o carro-chefe da marca.

 

"A Granfino participou dessa feira pela necessidade de divulgar a marca e confraternizar com seus principais clientes, estreitando laços de relacionamento. A abrangência que a feira tem no Estado do Rio é enorme, mas não para por aí, envolve todo o Brasil. No penúltimo dia, por exemplo, eu fechei um negócio com uma empresa de Fortaleza", conta Latimant.

 

Geralmente, segundo Felipe, a indústria empurra o calendário de lançamentos para fazer a apresentação dos novos produtos durante a feira, na qual eles são experimentados em rodadas de degustação. "A maior vantagem para um comerciante é que nesta feira estarão reunidas somente pessoas ligadas ao ramo alimentício. Por isso, é a melhor hora para fazer contato. Os últimos dois dias foram os melhores para mim. Fechei ótimos negócios", ressalta.

 

O grupo M. Dias Branco, conglomerado que engloba as marcas Adria, Zabet, Richester e Grano D"Oro, entre outras, participou pela primeira vez na feira e também conseguiu ótimos resultados. Segundo Mariano Luciani, diretor comercial da empresa, a feira é ótima para levar novidades diferenciadas em massas e biscoitos, no caso dele.

 

"Os benefícios estão no potencial de geração de contatos que esse tipo de evento apresenta, além da excelente oportunidade de mostrarmos os últimos lançamentos. As novas linhas de produtos que foram apresentadas na feira devem ampliar as vendas em até 5% até dezembro deste ano em todo o País", ressalta Luciani.

 

De acordo com o executivo, eventos com esse perfil ajudam a aproximar ainda mais as empresas de atuais e futuros clientes e estreitar o relacionamento. "Podemos afirmar que o Rio de Janeiro é o quinto maior mercado da empresa. Os novos negócios realizados na feira podem ampliar em 5% a 10% o faturamento no Estado em um ano e meio", analisa.

 

Outra empresa que participou do evento foi a Del Rey, que aproveitou o evento para apresentar a re-estruturação dos rótulos dos refrigerantes Tobi e Grapette. Para o coordenador de Comunicação e Marketing, Octávio Magalhães, o principal objetivo, para sua empresa, foi de tornar visivel para o público os lançamentos e fechar negócios.

 

"Tudo foi extremamente bem manuseado e por isso foi um sucesso. Aproveitamos para checar como anda o mercado em relação às outras marcas e conseguimos fechar grandes negócios. O que mais importa num evento como esse, em minha opinião, é o meio de comunicação, fazer aparecer a marca para contatos novos", avalia Magalhães, acentuando que as expectativas para esse ano são de participar de mais eventos que possam dar visibilidade à marca e garantir o contato com os clientes e fornecedores.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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