Exportações de arroz sobem 50% no trimestre

Leia em 2min 40s

Na contramão da crise financeira internacional o setor arrozeiro gaúcho comemora números recordes de exportação durante o primeiro trimestre de 2009, com incremento de cerca de 50% em comparação a igual período de 2008. Os embarques foram impulsionados pela forte demanda de nações da Europa e da África, países que se tornaram clientes ao longo do ano passado. A conquista reforça a proposta de diversificação de mercados defendida pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga).

 

Nos três primeiros meses de 2009 as exportações atingiram em volume 173 mil toneladas base-casca. Os principais destinos do cereal gaúcho foram Benin, com mais de 30 mil toneladas e África do Sul, com 26,5 mil toneladas, que apenas nesse curto período de tempo superou o total exportado em 2008 com compras de 12,1 mil toneladas. Entre os novos clientes está Camarões, cujo volume adquirido foi de 16,1 mil toneladas. Outro mercado que também tem incrementado a compra do cereal é a Venezuela, responsável pela aquisição de 11,7 mil toneladas no trimestre.

 

"O arroz é um alimento barato e não sofre muito com a crise, como outros setores que exportam produtos com maior valor agregado", justificou o presidente do Irga, Maurício Fischer. O dirigente destacou o crescente interesse dos países europeus pelo arroz cultivado no Rio Grande do Sul, produto muitas vezes considerado uma "iguaria" lá fora. "Enviamos o arroz já empacotado, pois a demanda se concentra em produtos de alta qualidade, como o tipo parboilizado", informa.

 

Para o assessor de Mercado do Irga, Marco Tavares, o perfil do produto exportado tem se modificado em função de uma maior exigência por qualidade, fator que também contribuiu para a expansão do faturamento neste trimestre: foram 111% de acréscimo sobre o resultado obtido no mesmo período do ano anterior, fechando em US$ 58 milhões. "Uniformidade e qualidade fizeram com que em 2008 exportássemos 35% de arroz quebrado e 61% beneficiado. Em 2007, foram 58% do quebrado e 42% do beneficiado e essa tendência deve se manter", diz Tavares.
Fischer projeta que neste ano, em função de uma safra cheia, que pode alcançar 7,8 milhões de toneladas contra 7,5 milhões no ano passado - seja possível alcançar patamares recordes de exportação, chegando a 900 mil toneladas. Em 2008 os envios chegaram a 790 mil.

 

O incremento nas exportações tem contribuído também para o fortalecimento dos preços internos, atualmente estabilizados em plena safra e com boas possibilidades de recuperação nas próximas semanas, juntamente com a disponibilidade de recursos para o carregamento dos estoques (EGF) e a implantação do programa de leilões de opções públicas a partir da próxima semana. Se contabilizado apenas o mês de março, o incremento em relação a 2008 foi de 30%, com as vendas externas chegando a 70,4 mil toneladas, sendo que o Estado contribuiu com 88% das operações. As previsões para abril são de chegar aos mesmos patamares de 70 mil toneladas, mas com um pouco mais de dificuldade em função de espaço no porto do Rio Grande. "Neste mês começa a concorrência com a soja", avalia Fischer.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Vendas do Pão de Açúcar sobem 9,4%

As vendas líquidas do grupo Pão de Açúcar atingiram R$ 4,6 bilhões no primeiro trimes...

Veja mais
Páscoa: vendas superam expectativas em Minas

As redes supermercadistas do Estado venderam 10% a mais na Páscoa ante mesmo intervalo de 2008. Empresário...

Veja mais
Preço do trigo importado cai 34%

As despesas com a importação de trigo caíram neste ano. No primeiro trimestre o preço m&eacu...

Veja mais
A Lego navega na classe C

Como a fabricante de brinquedos caros começou a conquistar também os consumidores de renda mais baixa &nb...

Veja mais
Recém-adquirida pelo grupo Total, Lillo se renova para crescer

A tradicional marca de chupetas e mamadeiras Lillo está se modernizando. A Lillo foi recentemente incorporada &ag...

Veja mais
Com mais concorrentes, Danone investe 50% mais em propaganda

Até o ano passado, a Danone não tinha motivo para se preocupar: quase um terço da prateleira de ref...

Veja mais
Muda composição de forças no mercado de genéricos

A aquisição da Medley pela Sanofi-Aventis, na última semana, muda a composição de for...

Veja mais
Vendas do Wal-Mart não atingem expectativas

O Wal-Mart Stores, maior varejista do mundo, informou que as vendas de março no conceito lojas comparáveis...

Veja mais
Terceirização, uma aposta na eficiência

A gestão da folha de pagamentos, do recrutamento e da seleção de pessoal já fazem parte da t...

Veja mais