Na crise, brasileiros cortam refeições fora de casa

Leia em 2min 20s

Com menos dinheiro no bolso por conta da crise, o brasileiro está cortando o número de refeições feitas fora de casa. É o que mostra uma pesquisa da consultoria GS&MD.

Segundo o levantamento, de janeiro a março deste ano, 3,5 bilhões de refeições foram feitas em restaurantes e lanchonetes no país - 100 milhões a menos que no primeiro trimestre de 2016.

 

"O emprego e a renda têm impacto importante nessa redução de tráfego, o consumidor está adotando um comportamento mais racional", avalia Eduardo Yamashita, diretor de inteligência de Mercado da GS&MD, responsável pelo estudo.

O número de trabalhadores desempregados chegou a 14,2 milhões nos três primeiros meses do ano, um índice de 13,7%, segundo o IBGE.

 

Por outro lado, o valor médio que cada consumidor gastou com alimentação na rua cresceu de R$ 12,60 para R$ 13,80 do primeiro trimestre de 2016 para o deste ano, o que fez com que o faturamento do setor saltasse de R$ 45,4 bilhões para R$ 48,4 bilhões na mesma comparação.

 

"Mas 80% desse aumento é decorrente de pressão inflacionária, o restante é o restaurante conseguindo acertar mais nas promoções para o cliente", pondera Yamashita.


Refeições principais e promoções

As maiores quedas foram registradas exatamente nas principais refeições que o brasileiro faz fora de casa: o almoço e o lanche da tarde.

Além de priorizar as refeições principais, os consumidor está procurando agregar mais benefícios a cada refeição que faz fora de casa.

 

De todas as refeições feitas pelos entrevistados no ano móvel que se encerrou em março de 2016, 34% estavam dentro de promoções de restaurantes, os chamados "combos" que oferecem desconto para quem compra refeição e suco, por exemplo. No mesmo período do ano anterior, essa parcela era de 32%.

 

"O brasileiro tem racionalizado seu consumo em restaurantes, buscando promoções. É claro que o estabelecimento vai ter que oferecer mais coisas para o cliente, mas ele gasta mais com promoção, o ticket médio aumenta", explica Yamashita.

No primeiro trimestre deste ano, o ticket médio das refeições promocionais ficou em R$ 16,22 - contra R$ 13,80 no geral.

 

"O estabelecimento que consegue entender o que o consumidor busca e tem ofertas é o estabelecimento que está ganhando [nesse cenário]", diz Yamashita.

A pesquisa é feita constantemente e ouve em média 200 pessoas por dia, ou 72 mil por ano. Os dados são processados a cada trimestre.

 

No Brasil, segundo dados da consultoria, 27% dos brasileiros fazem ao menos uma refeição fora da casa. Nos Estados Unidos, essa fatia chega a 52% e, na China, a 83%.

 


Fonte: G1

 


Veja também

Copom é criticado por especialistas após reforçar discurso conservador

São Paulo - O discurso mais conservador do Comitê de Política Econômica (Copom), reforç...

Veja mais
OIT rejeita denúncias de que modernização das leis retire direitos do trabalhador

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) excluiu o Brasil da lista de possíveis infratores das...

Veja mais
Copersucar reduz previsão de produção na safra 2017/18

A Copersucar, uma das maiores negociantes de açúcar e etanol de cana no País, reduziu sua previs&at...

Veja mais
Safra de milho deve superar 100 milhões de toneladas pela 1ª vez, dizem analistas

A colheita 2016/17 de milho no Brasil deverá superar pela primeira vez o nível de 100 milhões de to...

Veja mais
Governo reduz de R$ 50 mil para R$ 5 mil multa mínima por infração sanitária

O governo reduziu de R$ 50 mil para R$ 5 mil o valor mínimo da multa que pode ser aplicada às empresas que...

Veja mais
Produção industrial sobe em abril, mas acumula queda no ano

São Paulo - A produção industrial cresceu 0,6% na passagem de março para abril, segundo Pesq...

Veja mais
Após dois anos desfavoráveis, pecuária leiteira recupera margem

O menor custo de produção e os preços valorizados do leite em pó no mercado internacional - ...

Veja mais
Brasil deve produzir 106,4 mi de toneladas de milho em 2016/17

A produção brasileira de milho deverá alcançar um volume recorde de 106,437 milhões d...

Veja mais
Produção da indústria sobe 0,6% e tem melhor abril desde 2013

A produção da indústria brasileira cresceu 0,6 % em abril em comparação com mar&ccedi...

Veja mais