São Paulo - A fabricante de cosméticos e itens de higiene Racco espera ampliar em até 20% o volume de vendas neste ano. A aposta para impulsionar as vendas é a oferta de produtos em diferentes canais de venda.
"O canal de venda direta está num momento de estagnação, então estamos direcionando a nossa oferta de produtos para outros canais de venda", conta a sócia da Bayonne Cosméticos, Nicolle Rauen. A empresa é a principal fabricante brasileira dos produtos da marca Racco.
A principal estratégia da companhia para ampliar as vendas no mercado doméstico tem sido a adoção do marketing multinível - modelo baseado na criação de uma rede de vendedores similar à venda direta, mas no qual os consultores são estimulados a ajudar a ampliar o número de revendedores da marca. De acordo com Nicolle, marca Racco conta hoje com mais de 400 mil consultores no País.
"Nosso maior desafio no que diz respeito à venda de produtos ao consumidor [final] é a atual situação econômica do Brasil, que fez nossos clientes reduzirem o valor investido em produtos de higiene e beleza".
Segundo um estudo feito pela consultoria Glambox, em 2016 as brasileiras "não conseguiram manter o valor gasto mensalmente com produtos de beleza e cosméticos que tiveram no ano anterior". A pesquisa aponta ainda que essa postura na hora da compra deve se manter ao longo de 2017.
Portfólio
A companhia vem reestruturando o portfólio para enfrentar a queda no consumo interno, conforme a executiva.
Ela explica que alguns produtos foram reposicionados e ganharam novas de embalagens. "Mas continuamos com foco nos segmentos de tratamento de pele, íntimo e perfumaria", acrescenta Nicolle.
Essas linhas, junto com alimentos para perda de peso, que mais avançaram em volume e receita nos últimos anos.
Fonte: DCI São Paulo