Laranja vale menos no mercado interno

Leia em 1min 10s

Há muito a indústria de laranja deixou de renovar contratos com os produtores da fruta. E pela caixa de 40,5 quilos adquirida em ritmo lento na porta da fábrica (mercado spot) não é pago nem R$ 5 - em outubro a mesma caixa valia R$ 9,33. Enquanto isso, no mercado internacional, o preço da libra-peso do suco valorizou 30,8% desde março e alcançou US$ 88,60.

 

Esse descolamento das cotações da matéria-prima no mercado doméstico e do concentrado feito a partir dela e negociado no pregão em Nova York pode ser justificado, em parte, pela entressafra da produção brasileira. Mas a depreciação do preço pago ao produtor daqui é acentuada sobremaneira pela indústria, afinal, ela "já não depende tanto das frutas de terceiros", pontua Maurício Mendes, presidente da AgraFNP e consultor do Grupo de Consultores em Citros (GConci).

 

De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea), o volume limitado de frutas entregue no portão das fábricas foi de variedades pêra, natal e valência da safra 2008/09. A média dos preços dessas variedades em março foi de R$ 4,95 por caixa, retração de 16,5% sobre o preço pago no mês anterior. As vendas de laranjas para o segmento industrial acompanham pois o ritmo decretado pelas empresas que, segundo Mendes, estariam travando a renovação dos contratos de compra da fruta e por conseguinte dos preços até que elas consigam avistar o rumo definido pelo mercado internacional e aquele também traçado pelo consumo

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Balanço da Páscoa

A Páscoa deste ano foi marcada pela substituição de produtos de mais caros por equivalentes mais ba...

Veja mais
Philips vai intensificar processo de reestruturação

As ações da Philips, maior fabricante de produtos eletrônicos da Europa, subiram 3,3% no pregã...

Veja mais
Genéricos afetam ganhos da Johnson

A Johnson & Johnson, maior fabricante mundial de produtos de cuidados de saúde, anunciou lucros para o primei...

Veja mais
Investimentos de usinas são escassos e priorizam açúcar

Após três anos de investimentos praticamente focados em etanol e motivados pela onda mundial dos biocombust...

Veja mais
Cadbury lança novo Halls 2 em 1

Empresa aposta na inovação da linha de Halls para se diferenciar no segmento de confeitos.   A Cadb...

Veja mais
Hortifruti lança Maçãnzinha Os Vegetais

De olho no público infantil e sempre atenta aos hábitos alimentares saudáveis, a Hortifruti acaba d...

Veja mais
Escolhido

O empresário Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de A&...

Veja mais
Despenca venda de farinha de trigo

As exportações argentinas de farinha de trigo para o Brasil despencaram 31% entre outubro de 2008 e mar&cc...

Veja mais
Faturamento do comércio aumenta 10,4% na Páscoa

Impulsionado pelo aumento da renda dos trabalhadores da Região Metropolitana, o faturamento dos comerciantes vare...

Veja mais