Resistindo ao assédio dos grandes grupos do setor que já fizeram várias ofertas de compra e planejando sua expansão para atingir a R$ 2 bilhões de faturamento em 2014, a rede paranaense de supermercados Condor Super Center inaugura amanhã, na cidade de Ponta Grossa, a 120 quilômetros de Curitiba, a sua 27ª loja no Paraná e a terceira naquela cidade com cerca de 350 mil habitantes.
O investimento, segundo presidente e fundador Pedro Joanir Zonta, atinge a R$ 37 milhões no terreno, construção, instalações, estoque de mercadorias, capital de giro, verba de marketing para o lançamento e treinamento. Instalado numa área de 23 mil m, com 7 mil m de área de vendas, 12 lojas de serviços e 32 caixas, o novo hipermercado vai ser o maior da cidade, gerando 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos. A Rede Condor Super Center é 100% paranaense, está na 14 posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e comemora neste ano seus 35 anos de fundação. A empresa conta com 5,795 mil funcionários nas duas centrais de distribuição e 27 lojas em 10 cidades do Paraná, sendo 11 hipermercados e 16 supermercados.
Em 2008 a empresa obteve um faturamento de R$ 1,196 bilhão contra R$ 925 milhões em 2007, um crescimento de 29,72%. No início de dezembro do ano passado a rede inaugurou outro hipermercado em Curitiba, com 23 mil m de área e investimentos de R$ 25 milhões.
Preocupação ambiental
No início do mês a rede lançou um projeto para zerar o resíduo orgânico gerado por suas lojas em Curitiba e região metropolitana, num total de 20 toneladas diárias, possibilitando que o lixo, que seria depositado no aterro do Caximba, seja inteiramente reaproveitado e retorne para a cadeia produtiva da alimentação animal e compostagem. O Condor é a primeira rede supermercadista do Brasil a utilizar este novo processo, cujo projeto foi idealizado pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, com implantação a cargo da Abdalla Ambient.
Veículo: Gazeta Mercantil