Quando foi apresentado pela primeira vez ao público americano, nos anos 1970, o frozen yogurt (iogurte congelado) não causou boa impressão. Tinha gosto ácido, resultado da presença de seu principal ingrediente, o iogurte - leite coalhado pela ação das leveduras Lactobacillus bulgaricus e Streptocuccus thermophilus.
O problema foi resolvido com a adição de açúcar e sabores e, na década seguinte, o frozen yogurt fez nova aparição com boa aceitação. Além do sabor ligeiramente acre, a nova versão casava perfeitamente com a idéia da alimentação saudável. Tipicamente, a sobremesa elaborada da mesma maneira que o sorvete. Quando fabricado em máquinas industriais, apresenta textura homogênea e acetinada; feito em casa ou artesanalmente, sua aparência lembra a de um sorbet.
Só que, em vez de leite, leva iogurte, ingrediente menos gorduroso, responsável pelo leve sabor azedinho. As leveduras, além de provocar a fermentação do leite, conferem a aparência, o aroma e o gosto característicos do iogurte. Assim, o fro-yo, como também é chamado, mostrou-se uma alternativa saborosa e menos calórica que seu predecessor, o sorvete. Logo virou moda americana.
A expansão de marcas como The Country´s Best Yogurt (TCBY) e I Can´t Believe It´s Yogurt confirmou o sucesso. O frozen ganhou as ruas e os supermercados das principais cidades dos EUA. Em 1990, representava 10% das vendas de sobremesas geladas no país, ultrapassando a produção de 378,5 milhões de litros,segundo o International Dairy Foods Association. Em contrapartida, instigou os sorveteiros a desenvolverem opções mais leves de seu concorrente número um e o reinado do fro-yo acabou declinando.
Nos últimos anos, porém, a especialidade voltou a esquentar o mercado. Novas marcas como a Pinkberry, da Califórnia, e a Red Mango, uma rede sul-coreana que recentemente fez sua estréia nos Estados Unidos, estão elevando o frozen yogurt ao patamar das grandes sensações do momento. Ambas apostam no sabor original, mais azedinho, apresentando-o em apenas dois sabores, natural e chá verde, servidos com caldas diversas, frutas ou granola.
No Brasil, apesar de ainda não figurar na lista das sobremesas preferidas da maioria dos consumidores, o frozen yogurt conquistou apreciadores fiéis. Foram provavelmente apresentados ao gelado azedinho pela rede America, de São Paulo. Pioneira no conceito de restaurante casual dinner, de pratos rápidos e variados, foi também a primeira a incluir no cardápio americanizado a receita importada. Aliás, o frozen yogurt do America nasceu com a casa, em 1985. O sabor natural (há também uma opção diet) é acompanhado de caldas diversas, frutas, farofa, sorvete, brigadeiro, ou Nutella - nessa versão, incrementada com calda de frutas vermelhas, é a sobremesa mais vendida do restaurante. Há quatro anos, a rede criou o Festival de Frozen. Acontece entre novembro e janeiro, quando são desenvolvidas novas interpretações, como o com doce de abóbora caseiro e coco ralado e o com doce de leite argentino e bem-casado. A clientela é crescente.
Veículo: Gazeta Mercantil