Redes iniciam guerra de ofertas na linha branca

Leia em 1min 40s

As vendas de linha branca - fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupa - aumentaram entre 20% e 25% no fim de semana, com a corrida às lojas impulsionada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os produtos ficaram entre 8% e 12% mais baratos após a redução do imposto, segundo as varejistas.

 

Para intensificar os resultados, as varejistas também passaram a oferecer condições mais vantajosas de pagamento. Além de aproveitar a euforia para reduzir os estoques, as lojas avaliam que as vendas do Dia das Mães poderão ser até 20% maiores que o previsto e planejam elevar os seus pedidos para as indústrias.

 

No Grupo Pão de Açúcar, dono dos hipermercados Extra, as vendas de linha branca aumentaram 20% no último fim de semana na comparação com o fim de semana anterior. No Wal-Mart, as vendas também cresceram 20%. O Magazine Luiza afirma que suas vendas foram 25% maiores.

 

Segundo Jorge Herzog, diretor executivo do grupo Pão de Açúcar, só a procura por fogões aumentou 25%. "Os consumidores aproveitaram a redução dos preços para comprar um produto de maior valor agregado", diz Herzog. Segundo ele, como o tráfego foi mais intenso, o consumo de outros itens também foi favorecido .

 

Para ganhar mercado, os varejistas deflagram uma guerra de parcelamentos e ofertas. O Wal-Mart e o Extra passaram a dividir o pagamento dos produtos com IPI reduzido em 15 vezes sem juros, enquanto o Carrefour anunciou o parcelamento em até 18 vezes sem juros. O Extra passou a dar um "bônus" de 5%, que pode ser gasto na aquisição de outros produtos.

 

Segundo Hector Nuñez, presidente do Wal-Mart no Brasil, a crise levou a varejista a ser ainda mais agressiva na sua política de preços. "O mercado brasileiro sempre foi bastante promocional, mas essa tendência intensificou-se", afirmou Nuñez. (*Valor Online)

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

GBarbosa segue a trilha dos gigantes para crescer mais

Ao assumir o comando da rede sergipana de supermercados GBarbosa, a quarta maior rede desse segmento do País, cuj...

Veja mais
Identidade da higiene

Tem muita mulher vasculhando a necessaire masculina. Uma pesquisa encomendada pela Bic à Ipsos revelou que 62% da...

Veja mais
CMPC, do Chile, paga o dobro pela Melhoramentos Papéis

A CMPC Tissue S.A, filial da chilena Empresas CMPC, comprou por R$ 400 milhões a Melhoramentos Papéis, da ...

Veja mais
Caixa reserva até R$ 2 bi para financiar varejo

A Caixa Econômica Federal está reservando entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões para conceder fi...

Veja mais
Cartões superam celular e são líderes de queixas nos Procons

Os cartões de crédito andam dando dor de cabeça para as pessoas. No ano passado, ultrapassaram a te...

Veja mais
Toda doçura de uma fruta made in China

Originária da China, onde é cultivada há mais de três mil anos, a exótica lichia inspi...

Veja mais
Do leite às sobremesas geladas

Quando foi apresentado pela primeira vez ao público americano, nos anos 1970, o frozen yogurt (iogurte congelado)...

Veja mais
Glaxo adquire Stiefel por US$ 2,9 bi

A GlaxoSmithKline irá comprar o Stiefel Laboratories, empresa farmacêutica de capital fechado dos Estados U...

Veja mais
Hering cresce 35,2%

A Companhia Hering teve no primeiro trimestre de 2009 um crescimento de 35,2% na receita bruta, ante mesmo períod...

Veja mais