As vendas de linha branca - fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupa - aumentaram entre 20% e 25% no fim de semana, com a corrida às lojas impulsionada pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os produtos ficaram entre 8% e 12% mais baratos após a redução do imposto, segundo as varejistas.
Para intensificar os resultados, as varejistas também passaram a oferecer condições mais vantajosas de pagamento. Além de aproveitar a euforia para reduzir os estoques, as lojas avaliam que as vendas do Dia das Mães poderão ser até 20% maiores que o previsto e planejam elevar os seus pedidos para as indústrias.
No Grupo Pão de Açúcar, dono dos hipermercados Extra, as vendas de linha branca aumentaram 20% no último fim de semana na comparação com o fim de semana anterior. No Wal-Mart, as vendas também cresceram 20%. O Magazine Luiza afirma que suas vendas foram 25% maiores.
Segundo Jorge Herzog, diretor executivo do grupo Pão de Açúcar, só a procura por fogões aumentou 25%. "Os consumidores aproveitaram a redução dos preços para comprar um produto de maior valor agregado", diz Herzog. Segundo ele, como o tráfego foi mais intenso, o consumo de outros itens também foi favorecido .
Para ganhar mercado, os varejistas deflagram uma guerra de parcelamentos e ofertas. O Wal-Mart e o Extra passaram a dividir o pagamento dos produtos com IPI reduzido em 15 vezes sem juros, enquanto o Carrefour anunciou o parcelamento em até 18 vezes sem juros. O Extra passou a dar um "bônus" de 5%, que pode ser gasto na aquisição de outros produtos.
Segundo Hector Nuñez, presidente do Wal-Mart no Brasil, a crise levou a varejista a ser ainda mais agressiva na sua política de preços. "O mercado brasileiro sempre foi bastante promocional, mas essa tendência intensificou-se", afirmou Nuñez. (*Valor Online)
Veículo: Valor Econômico