GBarbosa segue a trilha dos gigantes para crescer mais

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Ao assumir o comando da rede sergipana de supermercados GBarbosa, a quarta maior rede desse segmento do País, cujo faturamento do ano passado foi de R$ 2,3 bilhões, 24% maior do que no ano anterior, Silvio Pedra, empossado como presidente neste mês, comenta que seguirá os passos das gigantes Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart para manter um ritmo de crescimento elevado este ano. Pertencente à varejista chilena Cencosud, a GBarbosa afirma que agora vê na venda de combustível - representativo na receita da categoria não alimentos da concorrência - o próximo alvo da empresa, fundada pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa há 54 anos.

 

"Como o negócio de combustível acontece fortemente nas grandes redes, também estamos atentos a essa tendência, amplamente estudada pelo grupo", conta Pedra, ao DCI. Antes de assumir a frente da empresa, o executivo desempenhava a função de diretor comercial.
Ele sucede Pablo Castillo, gerente-geral da divisão Supermercados da Cencosud, que ocupava o cargo interinamente após a renúncia de Gerard Scheij, ocorrida em janeiro.

 

Mesmo sem esmiuçar as ações que desenvolverá este ano, o presidente da GBarbosa sinaliza ainda a intenção de avançar com as operações para outros estados da região Nordeste. "Nossa marca é reconhecida em toda a região, que apresenta muitas oportunidades. Por isso, queremos avançar para novas localidades", afirma Pedra. Um exemplo é a operação de Maceió (AL), estabelecida em 2006 e composta por quatro lojas. O executivo garante que sua venda por metro quadrado é a maior da cidade.

 

A rede tem interesse de brigar pelo mercado do interior dos estados em que atua, sendo que Alagoas terá destaque, somado aos estados de Sergipe e Bahia. A supermercadista possui 119 pontos-de-venda nos formatos hipermercados, supermercados, atacados, farmácias e eletroshows (venda de eletroeletrônicos). Desde o final do ano passado, o formato de atacado passou a receber mais investimentos, quando foi investido R$ 28 milhões na segunda loja do Mercantil Rodrigues, também adquirida pela Cencosud em 2007, duas semanas após pagar US$ 380 milhões pela GBarbosa.

 

Sobre os planos de avanço da rede no mercado brasileiro, Silvio Pedra comenta que é "estudada também a abertura de novas unidades da área de atacado para 2009". Em meados do ano passado a companhia promoveu o executivo da GBarbosa, Elemar de Almeida Junior, para gerir exatamente essa área de negócio na Mercantil Rodrigues. Até então, ele era conselheiro da divisão atacadista da GBarbosa, que hoje vê no Mercantil bons resultados ao grupo.

 

Desempenho

 

Questionado sobre o desempenho nas vendas do primeiro trimestre, o presidente afirmou apenas que o resultado foi satisfatório. Entretanto, ele destacou que a média de vendas nas categorias de eletrodomésticos e eletrônicos estão superiores às demais na empresa. "Iniciamos com o formato eletroshow há três anos, área que ainda está amadurecendo. Seu crescimento tem sido expressivo", disse.

 

Na avaliação dele, o Nordeste sofre menos com a crise financeira quando comparado às demais regiões, visto que setores como a construção civil estão mantendo certo vigor nos investimentos. "Para o segundo trimestre creio que o desempenho será ainda melhor devido às operações de Páscoa e Dia das Mães. A expectativa é que o consumo mantenha-se em um patamar superior ao do ano passado", anseia.

 

Mesmo mantendo o otimismo, Pedra pontua que o cenário deste ano é mais desafiador não apenas para a GBarbosa como para todo o mercado. O objetivo é não deixar cair o ritmo de crescimento mantido acima de 10% nos últimos quatro anos. Pedra diz que os números da companhia mais que dobraram nesse período, saindo de 32 para 50 lojas e faturamento bruto de R$ 1 bilhão para R$ 2,3 bilhões em 2008.

 

A sergipana encontrou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoio para abrir entre 2007 e este ano 18 novas lojas e a expandir outras cinco com o aporte de R$ 193,4 milhões provenientes do banco de fomento. No ano passado foram inaugurados oito pontos, mas ao que tudo indica este ano a velocidade de expansão poderá ser um pouco menor.

 

Foi exatamente esta base forte de novas lojas que impulsionou a rede a alcançar crescimento de 24%, estando atrás apenas das concorrentes do setor, também de médio porte, Condor Super Center (29,4%), Sonda Supermercados (24,6%) e Super Muffato (24,5%).

 

Veículo: DCI


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