Assai abre mais três lojas para se consolidar no RJ

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Buscando consolidação no mercado carioca, a bandeira Assai do grupo Pão de Açúcar terá mais três lojas no Rio de Janeiro ainda este mês. A primeira das três novas unidades da marca no estado foi inaugurada na quinta-feira, em Nilópolis, e as próximas serão abertas nos próximos dias 7 e 12, em Campinho e São Gonçalo, respectivamente. A Assai chegou ao Rio em dezembro do ano passado, com a abertura de lojas em Nova Iguaçu, Freguesia e Ilha do Governador.

 

O investimento da rede no projeto de expansão é de R$ 19 milhões. A construção das unidades de Nilópolis, Campinho e Alcântara gerou mais de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas lojas, a Assai vai somar 32 unidades no País. As lojas de Nilópolis e Campinho têm 2.900 m² e 3.600 m²; já a unidade de Alcântara, em São Gonçalo tem 4.700 m².

 

Voltada para o segmento cash&carry (atacado e varejo), o Assai opera com vendas para comerciantes do setor alimentício, donos de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes (transformadores) e consumidores de varejo. Atende tanto ao público que necessita de grandes volumes quanto o consumidor que se serve de grandes quantidades, procurando economia em escala.

 

"As pesquisas feitas para chegada da Assai no ano passado foram fundamentais para o sucesso da operação no Rio de Janeiro. Cruzamos todas as informações de necessidades dos clientes tanto os que se servem do atacado quanto do varejo e a partir de uma série de estudos, vimos que a Assai se encaixava em um segmento de mercado pouco explorado: o atacarejo", afirma o vice-presidente de operações do grupo Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco . "Ainda há espaço para esse formato e por isso abriremos essas três novas lojas praticamente ao mesmo tempo", destaca.

 

Desta forma, na chegada ao mercado carioca, a empresa sabia "que produtos deveria oferecer e a que preço", de acordo com o presidente da empresa, Luiz Kogashi.
"O foco no sortimento justo e adequado para o transformador, que são os donos das pizzarias, barracas de sanduíche e bares, pastelarias, entre tantos outros, com preços muito competitivos, principalmente no setor de perecíveis, foi a razão do sucesso. Esperamos manter esse padrão nas novas lojas", afirma.

 

As lojas de Nilópolis, Campinho e Alcântara terão mais de 8 mil itens à venda, entre produtos de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas. As lojas não possuem valor mínimo de compra e oferecem pagamentos especiais com até 40 dias sem juros.

 

JOINT-VENTURE. A união da Assai Comercial e Importadora e do grupo Pão de Açúcar e Ltda veio em em novembro de 2007, com o anúncio de uma joint-venture das duas empresas. O Pão de Açúcar assumiu o controle da Assai, com participação de 60%, mas a gestão do empreendimento permaneceu a cargo do sócio-fundador Rodolfo Nagai, devido à "larga experiência" dele neste segmento, segundo a rede de supermercados. O foco foi mantido baixo custo operacional, preços competitivos, mix ajustado de mercadorias e comunicação focada no publico alvo do segmento, principais diferenciais da empresa.

 

Com a associação, o Grupo Pão de Açúcar, que já opera com diferentes formatos de lojas - supermercados (Pão de Açúcar, Extra Perto, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de conveniência (Extra Fácil) e a rede especializada em eletroeletrônicos (Extra Eletro), além de operações na internet -, passou a atuar no segmento cash&carry.

 

Com 35 anos, o Assai é uma rede de 29 lojas, incluindo a nova unidade Nordestina, com atuação na capital paulista e nos municípios de Santos, Sorocaba, Jundiaí, Osasco, São Bernardo, Santo André, Guarulhos (2), Ribeirão Preto, Cotia, Limeira, e recentemente no Rio de Janeiro, onde opera com três unidades, e Fortaleza, com duas unidades, totalizando cerca de 6.000 funcionários.

 

O Grupo Pão de Açúcar opera 598 lojas, 74 postos de combustíveis e 142 drogarias em 14 estados e no Distrito Federal. Em 2008, registrou vendas brutas de R$ 20,9 bilhões. O grupo opera com supermercados (Pão de Açúcar, Extra Perto, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de produtos eletrônicos e eletrodomésticos (Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil), "atacarejo" (Assai), e comércio eletrônico (Extra.com.br e Pão de Açúcar Delivery), postos de combustíveis, drogarias e uma ampla rede de distribuição.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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