O grupo varejista francês Carrefour anunciou no mês passado na Polônia a estreia de sua quinta operação de celular, com o nome de Carrefour Mova. Como explicou a porta-voz da varejista na Polônia, Donata Wancel, a rede já atua como operadora de celular em seu país de origem e também na Bélgica, Espanha e Itália. Segundo ela, o objetivo é oferecer ao público da rede de hipermercados um serviço fácil de usar, acessível a todos e atrativo em termo de preços.
O modelo é conhecido por "operação virtual", uma vez que a empresa não tem rede própria, mas aluga capacidade de redes de outras operadoras e revende aos clientes com sua marca.
No Brasil, a opção ainda não foi regulamentada. Mas há rumores de que uma grande rede de hipermercados está preparando para breve o lançamento de um celular marca própria. Segundo a porta-voz do Carrefour polonês, o serviço tem baixo custo. São 0,49 centavos de euro por minuto nas ligações e 0,20 centavos de euro por mensagem de texto. Conforme o volume de compras nos hipermercados da marca, o consumidor pode ganhar minutos extras.
Veículo: Valor Econômico