Preço do leite reage com barreiras contra a concorrência argentina

Leia em 1min 20s

A torneira argentina da qual jorra volume excessivo de leite em pó no mercado doméstico desde o início do ano foi parcialmente fechada pelo governo brasileiro com a restrição das importações do produto oriundo do vizinho do Mercosul em três mil toneladas a um preço mínimo de US$ 2,2 mil. Barreiras que não anulam o licenciamento não-automático decretado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no mês passado.

 

Só nos quatro primeiros meses de 2009, a política alfandegária até então vigente entre os países do Mercosul já permitiu a entrada de mais de 22 mil litros de leite em pó da vizinha Argentina no mercado interno, valor aproximado à média anual importada nos últimos cinco anos. De acordo com levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a importação brasileira de leite em pó de lá cresceu 285% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2008. Em abril, a Argentina figurou como terceiro maior importador da balança do agronegócio brasileiro com vendas de US$ 3,0 bilhões.

 

Agentes do mercado de lácteos conjecturam que empresas argentinas instaladas no Brasil estariam aumentando consideravelmente o volume de leite importado do país sede e se reposicionando no mercado brasileiro. O presidente da Itambé, Jacques Gontijo, avalia que mesmo com a redução da oferta de leite brasileiro no mercado doméstico, "a importação era desnecessária. Nós estávamos inclusive exportando". De acordo com ele, enquanto o leite argentino invadia o mercado a US$ 1.730 a tonelada, a Itambé exportava a mesma quantidade do produto a US$ 2,4 mil.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Suzano reajusta preços da celulose para Ásia e Europa

A Suzano Papel e Celulose informou que está reajustando o preço da celulose em US$ 20 por tonelada na Euro...

Veja mais
Torrefadoras ampliam vendas de café no Sul

A tendência de crescimento no consumo de cafés especiais está fazendo algumas torrefadoras ampliarem...

Veja mais
Pague Menos abre quarta loja em Manaus

Plano de expansão da rede prevê 25 novos pontos até o final do ano   A rede de farmáci...

Veja mais
Drugstores invadem o Brasil

Redes de farmácias diversificam leque de produtos e se aproximam do modelo norte-americano   Fora do Pa&ia...

Veja mais
Chegou Dermacyd® Teen: O sabonete líquido íntimo desenvolvido especialmente para adolescentes

Entre as tantas transformações pelas quais passa uma adolescente, são as mudanças do seu pr&...

Veja mais
GfK: Coca-cola, Nestle, Avon e Colgate são as marcas mais fortes no Brasil

Pesquisa mostra a relação entre as marcas e consumidores no País e no mundo.   A Coc...

Veja mais
Vendas caem em março

Movimento nos supermercados no mês registra recuo de 1,53%, mas os empresários preveem melhoraAs vendas nos...

Veja mais
Casino aumenta fatia no Pão de Açúcar

A varejista francesa Casino Guichard-Perrachon elevou de 34,8% para 35,4% sua fatia no Pão de Açúca...

Veja mais
Palmito certificado ganha mercado

Produtores da Bahia obtêm certificação internacional   Apostando em selos de certificaç...

Veja mais