Torrefadoras ampliam vendas de café no Sul

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A tendência de crescimento no consumo de cafés especiais está fazendo algumas torrefadoras ampliarem os negócios fora do eixo São Paulo/Rio de Janeiro. Um dos focos seria a região Sul, que possui clima ameno e influência européia na gastronomia de alto padrão. Dessa maneira, mesmo com o ritmo de expansão reduzido, as empresas mantém o foco em produtos de alto valor agregado e exploram mercados menos disputados.

 

Há alguns meses, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) reduziu de 6% para 5% a previsão máxima de crescimento neste ano. Em 2008, ainda conforme a Abic, foram consumidas 17,6 milhões de sacas. No caso dos especiais, cujo mercado representa 5% deste total, estima-se que a taxa de crescimento tenha recuado de 25% para 20% ao ano, após a crise.

 

Especializada em cafés gourmets, a Café do Centro anunciou que está expandindo suas atividades em Curitiba (PR). Rafael Branco Peres, diretor da companhia, afirmou que a escolha levou em consideração o nível de exigência. "Fora de São Paulo, nenhuma cidade atingiu esse patamar gastronômico". Os negócios serão fechados com hotéis, restaurantes e cafeterias da cidade. Segundo informou, já há clientes interessados e a expectativa é que, no próximo ano, Curitiba seja o segundo maior mercado de cafés finos. Com isso, tomará o posto de Santa Catarina, que responde por 25% das vendas. O mercado paulista representa 70% das vendas

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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