Varejo: faturamento sobe no Dia das Mães

Leia em 1min 20s

O faturamento do comércio varejista nesse Dia das Mães cresceu 1,9% em relação à mesma data de 2008, indica sondagem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) divulgada ontem. A alta foi puxada pelos bens semiduráveis, como roupas e sapatos, que renderam aos lojistas 2,6% mais do que em 2008. A venda de bens duráveis, como eletrodomésticos e carros, aumentou 0,4%. Em 2008, o faturamento total do varejo no período em análise havia crescido 5% em relação a 2007.

 

O cartão de crédito foi a forma preferida de pagamento dos consumidores - 56% usaram essa modalidade. Apesar de, dez dias antes do Dia das Mães, 66% dos entrevistados dizerem que pagariam o presente à vista, um dia após a data, apenas 33% efetivamente o fizeram. Outros 9% usaram cheque pré-datado. A pré-sondagem foi feita em 30 de abril e a sondagem, em 11 de maio.

 

O levantamento da Fecomercio-SP indica que em 2009 aumentaram as promoções de Dia das Mães. Se, ano passado, 45% dos lojistas lançaram mão de promoções, este ano o porcentual subiu para 60%. A maioria das lojas apostou em ofertas relâmpagos (47%) e descontos (26%). As ações publicitárias foram a estratégia de 31% dos comerciantes, mas 69% deles não investiram em propaganda

 

A Fecomercio ouviu 80 lojistas da cidade de São Paulo. A maioria deles (55%) não alterou seus estoques em comparação com 2008. Vinte e quatro por cento aumentaram e 19% diminuíram os estoques.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Regulação de terceirizados sai em um mês

Dentro de um mês estará aprovado o projeto de Lei que disciplina o trabalho terceirizado no Brasil. A garan...

Veja mais
Descontos chegam a 40%

Concorrência acirrada e grande número de promoções derrubam os preços neste mês ...

Veja mais
Sorvete à moda americana

Em tempos de mercado em retração nos países desenvolvidos, as empresas internacionais têm se ...

Veja mais
Genéricos crescem 19% ao ano e atraem fabricantes estrangeiros

Apesar da crise, vendas batem recorde e levam laboratórios multinacionais a aumentar investimentos no Brasil &nb...

Veja mais
Venda de alimento orgânico aumenta até 40% no varejo

Supermercado espera adesão de indústria para preço cair e ganhar mais consumidores.Processadores qu...

Veja mais
Vendas da Nivea no Brasil crescem 17,4%

Filial brasileira tem a maior expansão entre as 150 operações do grupo alemão no primeiro tr...

Veja mais
General Mills, Kraft e Kellogg criam sistema para prevenir recalls nos EUA

As empresas de alimentos General Mills, Kraft Foods e Kellogg iniciaram novos programas para melhorar a segurança...

Veja mais
Venda de fogões e geladeiras tem resultado fraco

O desempenho do comércio por ocasião do Dia das Mães ficou aquém do esperado, apesar da deci...

Veja mais
Pão de Açúcar quer crescer com atacarejo e lojas de conveniência

O presidente do Pão de Açúcar, Cláudio Galeazzi, afirmou no ano passado que os esforç...

Veja mais