Venda de fogões e geladeiras tem resultado fraco

Leia em 1min 20s

O desempenho do comércio por ocasião do Dia das Mães ficou aquém do esperado, apesar da decisão do governo de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre fogões, máquinas de lavar, geladeiras e tanquinhos, para impulsionar as vendas desses itens de maior valor.

 

Duas pesquisas divulgadas esta semana indicam o pífio resultado do comércio. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 1,9% na semana que antecedeu o Dia das Mães deste ano ante o mesmo período de 2008. Foi a menor taxa de crescimento de vendas nacionais desde 2002, quando a alta havia sido de 1%. Em 2008, o desempenho do Dia das Mães foi 7,7% maior, na comparação com o ano anterior.

 

Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta de que a média diária de consultas para vendas a prazo no maior mercado consumidor do País caiu 12,5% entre 1º e 10 deste mês, em relação a 2008. Nas vendas pagas com cheque, o recuo foi 3,2%, na mesma comparação. "A crise é de crédito. O máximo que dá para falar é que o corte no IPI ajudou a diminuir o ritmo de queda", afirmou o economista da ACSP, Emílio Alfieri.

 

A Casas Bahia, por exemplo, líder do varejo de móveis e eletrodomésticos e cujas vendas são concentradas no crediário, registrou retração de 17% nos negócios do Dia das Mães deste ano em relação à mesma data de 2008. No caso da linha branca [ fogões, lavadoras, geladeiras, tanquinhos] e de itens que não tiveram IPI reduzido, o recuo foi de 18%.

 

Veículo: DCI


Veja também

Vendas da Nivea no Brasil crescem 17,4%

Filial brasileira tem a maior expansão entre as 150 operações do grupo alemão no primeiro tr...

Veja mais
General Mills, Kraft e Kellogg criam sistema para prevenir recalls nos EUA

As empresas de alimentos General Mills, Kraft Foods e Kellogg iniciaram novos programas para melhorar a segurança...

Veja mais
Pão de Açúcar quer crescer com atacarejo e lojas de conveniência

O presidente do Pão de Açúcar, Cláudio Galeazzi, afirmou no ano passado que os esforç...

Veja mais
Supermercado aposta em imóveis e shopping

A disputa no setor supermercadista brasileiro ganhará em breve um novo impulso com o Grupo Pão de Aç...

Veja mais
Pão de Açúcar reduz despesas e vendas crescem

O Grupo Pão de Açúcar obteve lucro líquido de R$ 94,9 milhões no primeiro trimestre d...

Veja mais
Mais segurança no crédito

Desde que a crise se acirrou os comerciantes vem sentindo alguns solavancos nas vendas, com efeitos mais fortes em algun...

Veja mais
Vendas avançam 25% no Dia das Mães

O Dia das Mães reforçou sua posição de segunda melhor data sazonal para o varejo de nã...

Veja mais
Hypermarcas quer voltar às compras no 2º semestre

Ao ver superadas as já promissoras expectativas de desempenho na crise, a Hypermarcas deverá retomar antes...

Veja mais
Pão de Açúcar tenta convencer acionista de que está

Apesar dos esforços do grupo Pão de Açúcar para vender produtos mais baratos nas prateleiras...

Veja mais