O Dia das Mães reforçou sua posição de segunda melhor data sazonal para o varejo de não alimentos para o grupo Pão de Açúcar. Produtos tradicionalmente utilizados como presentes, a exemplo de eletrodomésticos e de cuidado pessoal, registram alta de 25%, em média.
Só em linha branca, beneficiada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o faturamento deste final de semana superou a expectativa inicial em mais de 40%. Exemplo foi a venda de lavadoras automáticas, com elevação de 48%. O desempenho verificado também na linha de cuidados pessoais, como as pranchas para cabelo, secadores e depiladores elétricos foi bastante positivo, com vendas 15% maiores.
Itens de menor valor também demonstraram boa performance. É o caso das opções encontradas nas seções de perfumaria e jardinagem com vendas acima de igual período do ano passado. Só em flores, houve crescimento 25% nas vendas se comparadas ao mesmo período de 2008. As boas vendas da categoria estiveram presente em todas as bandeiras do Grupo - de 8 a 10 de maio, mais de 1,3 milhões de unidades de flores foram comercializadas.
O maior crescimento ocorreu na rede Pão de Açúcar, em São Paulo, com incremento acima de 50%. Muitas mães foram presenteadas com itens de perfumaria - a categoria cresceu 15% no comparativo com o mesmo final de semana do ano passado, com destaque para vendas da linha de xampus e sabonetes diferenciados.
Os filhos que optaram pelas compras na rede Extra (Extra Fácil, Extra Perto, Extra Eletro, além do site Extra.com e dos postos de combustíveis da rede - participam da promoção "Carro novo pro filho, carro novo pra mãe", que vai até 14 de maio e irá sortear 20 carros Nissan Livina.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ