Consultoria é opção para gestores seniores

Leia em 1min 40s

William Álvares passou 27 dos seus 51 anos de vida trabalhando na Itautec, onde ingressou como analista de processos e chegou a gerente executivo de suporte e desenvolvimento. Com a crise, a empresa decidiu extinguir a área pela qual ele era responsável, fato concretizado em novembro do ano passado. Com o desligamento, Álvares precisou, pela primeira vez em muito tempo, pensar seriamente sobre os rumos de sua carreira. Após avaliar as possibilidades existentes, ele decidiu se tornar consultor. "No primeiro momento, o foco era buscar uma recolocação. Mas, pela experiência que tenho, e devido à minha idade, percebi que eu seria melhor aproveitado em empresas de médio e pequeno porte", diz ele, que é formado em Engenharia Industrial Mecânica e também fez MBA em Gestão e Engenharia e Produtos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Na avaliação de Álvares, as médias empresas frequentemente precisam de mão de obra altamente especializada. O problema é que inclusão na folha de pagamento de um profissional capaz de lidar com determinadas exigências técnicas e gerenciais é, para muitas, inviável. "Como consultor, posso fazer trabalhos de melhoria sem gerar um custo elevado", assegura ele, que é especialista em revisão de processos, redução de custos, aumento de produtividade e implantação de planejamento e controles.

 

Como Álvares, outros executivos têm optado pela carreira de consultor. É o que constata um levantamento realizado pela DBM, consultoria especializada em gestão do capital humano. De acordo com o estudo, nos três primeiros meses de 2009, a opção por atuar como consultores ou em consultorias atraiu 60% mais executivos do que no mesmo período de 2008. Esses números representam 9% do total de recolocações ocorridas no primeiro trimestre deste ano e 5,5% daquelas ocorridas no igual período de 2008. As informações dizem respeito apenas ao universo da DBM, que não divulga números absolutos neste caso.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Confecções ampliam coleção de inverno

Empresas do pólo de vestuário de Blumenau, em Santa Catarina, mostraram bom desempenho no primeiro quadrim...

Veja mais
Credicard lança novo cartão que dá descontos em supermercados

A Credicard, que agora também é o nome da financeira do Citibank no Brasil, está lançando um...

Veja mais
Creminho: novos produtos no mercado

Com oito anos de atuação no mercado, o Laticínio Creminho, localizado em Pedro Leopoldo (RMBH), pre...

Veja mais
Lucro da Souza Cruz sobe 57% no trimestre

A Souza Cruz teve lucro líquido de R$ 443,3 milhões no primeiro trimestre de 2009, mostrando um incremento...

Veja mais
Mapa confirma fraude em 25 mil litros de leite com água

Amostras de mais de 100 mil litros de leite apreendidos no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, foram e...

Veja mais
Escola adotada

O Grupo Pão de Açucar vai investir R$ 8 milhões na adoção de uma escola públic...

Veja mais
Grifes de calçados lançam segunda marca para atrair clientela

Um fenômeno começa a ganhar corpo no varejo brasileiro de calçados: de olho na ampliaçã...

Veja mais
Leader planeja novas lojas no Nordeste e investe R$ 20 milhões

Durante oito meses, a família Gouvêa, de Niterói, conviveu com a expectativa de colocar no bolso R$ ...

Veja mais
Patrocínio: Red Bull reforça aposta no automobilismo

A Red Bull, fabricante austríaca do energético com o mesmo nome, acaba de fechar contrato para patrocinar ...

Veja mais