A Credicard, que agora também é o nome da financeira do Citibank no Brasil, está lançando um cartão que dá descontos em supermercados. Com Malu Mader e Tony Belloto como garotos propaganda, a empresa quer vender 100 mil desses cartões em um ano. O plástico não tem o formato tradicional quadrado. Um dos lados é arredondado, lembrado a letra "D".
O produto levou o nome de "D.Super", por causa dos descontos. Uma pesquisa na própria base de clientes da Credicard, que tem mais de 6 milhões de cartões emitidos, constatou que 80% dos clientes usam o plástico pelo menos uma vez por mês em algum supermercado.
Por isso, quando pensou em criar um produto com algum prêmio para o portador, a Credicard se decidiu por um cartão que dá descontos quando usado em supermercados, conta Márcia Ambrosano, superintendente de produtos da Credicard. O cartão tem a bandeira MasterCard (que detém também a exclusividade do novo tipo de formato do cartão).
A sistemática dos descontos do cartão não é das mais simples, mas, segundo a executiva, foi feita para permitir que o portador tenha direito ao desconto automaticamente, sem precisar somar pontos ou ligar para a central de atendimentos do banco. Nos programas de benefícios que existem por aí, diz ela, muitas pessoas nem sabem que estão acumulando pontos e têm direito a prêmios. Em muitos casos, esses pontos vencem (porque a pessoa não renova) e o cliente não fica sabendo.
No novo cartão, o benefício vem como crédito na fatura do mês seguinte. O desconto começa em 3% e vai até 10%. Um cliente que pague uma fatura de R$ 2 mil tem direito ao desconto máximo (10%). Nesse caso, se ele fez, por exemplo, compras em supermercados no mês que somaram R$ 200,00, ele tem direito a R$ 20,00 de crédito na fatura seguinte. Pela tabela, o portador pode ter um desconto de até R$ 150,00 quando gastar R$ 1.500,00 (acumulados em um mês) em qualquer supermercado que aceite a bandeira MasterCard.
O cartão é voltado para todos os públicos, mas a executiva diz que ele terá mais apelo nas classes de menor renda, como a C. A anuidade é de R$ 30,00 e a renda mensal mínima de R$ 500,00.
Recentemente, a Credicard passou a englobar todas as operações de serviços financeiros do Citibank no Brasil e substituiu a marca CitiFinancial. As lojas agora têm o nome Credicard Financiamentos.
Veículo: Valor Econômico