Oral B nas farmácias e Oi em telões hi-tech

Leia em 2min 40s

Para o lançamento do creme dental Oral-B Pro-Saúde, a Procter & Gamble apostou nas ações nos pontos de venda para atingir o público. Agência contratada para desenvolver o projeto, a Future Group criou o conceito e a identidade visual de toda campanha. "Desenhamos a estratégia de presença do novo produto nas prateleiras, além de criar e promover a implantação do projeto em todo o País. Ele envolveu todas as áreas da empresa, principalmente a de criação, que elaborou um plano de design alinhando a identidade visual dos displays. Todas as peças seguem a mesma linha, com pequenas adaptações ao tamanho de cada ponto de venda", revela Alexandre van Beeck, sócio-diretor da Future Group.

 

Segundo van Beeck, as campanhas partem de um estudo prévio sobre perfil e hábitos dos consumidores. "Basicamente utilizamos o conceito das campanhas em veiculos de massa e traduzimos para a linguagem do ponto de venda. Em paralelo, visitamos e mapeamos os locais em pontencial para definir a melhor maneira de expor o produto e atrair a atenção do consumidor", explica.

 

Qualquer local pode ser alvo da ação, garante o executivo. "Supermercados, academia, praças públicas, discotecas e escolas podem servir. No verão, desenvolvemos uma campanha para a Ruffles (marca de batata frita), que tem um público alvo formado por jovens, e levamos a ação para as praias do litoral paulista. Para a Oral B, os estabelecimentos focados são farmácias e drogarias", diz.

 

Para van Beeck, inovação deve ser mesmo uma palavra de ordem para as agências como a Future Group. "Ações em pontos de venda não são ferramentas muito vanguardistas. Por isso, é preciso chamar a atenção do cliente, atrai-lo até o produto. Para a marca se relacionar melhor com o consumidor é preciso criar novas formas de diálogo. Ano passado, fizemos uma campanha para MM"s (marca de doces achocolatados) em que nossa promotora conduzia o cliente até um totem interativo, onde concorria a brindes", avalia.

 

Oi. O uso de tecnologia é uma das especialidades da 32Bits, estúdio de criação digital especializado em interatividade nos mais diversos tipos de espaços, que foi a responsável pelo desenvolvimento das interfaces interativas de todas as lojas da Oi em São Paulo. A estratégia para aproximar a operadora de telefonia ao público foi abusar da interatividade.

 

"A tecnologia visual criada pela 32Bits controla a interatividade a partir dos movimentos do corpo, sem a necessidade do consumidor tocar a tela para obter as informações. Desse modo, é possível interagir com a marca de forma mais rica, sensível e envolvente. Nos telões, que são conectados com a internet em tempo real, há informações sobre os tipos de plano, modelos de celulares oferecidos, novidades, entre outros dados", explica Danilo Medeiros, sócio-diretor da 32Bits.

 

Além de proporcionar uma experiência inusitada para os consumidores, a tela interativa criada pela 32Bits possui estatísticas que mostram as informações mais acessadas e horários de pico de uso do instrumento, entre outros dados. "Os dados são um importante feedback para o cliente, pois podemos monitorar a reação dos consumidores e adequar o conteúdo conforme suas necessidades a partir delas", diz.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Emergentes mudam a geografia da indústria farmacêutica

Em apenas três anos, a participação dos mercados emergentes no crescimento do setor farmacêuti...

Veja mais
Cotação do leite no País mantém-se em alta

A cotação do leite no mercado interno mantém-se em alta, imune à estagnação do...

Veja mais
Direto ao ponto (de venda)

Antes encarada como uma estratégia complementar ao trabalho de publicidade e outras iniciativas para incentivar a...

Veja mais
Padarias devem crescer 21%, estima setor

A ECD Consultoria em Food Service, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento das Padarias, em seminário na seman...

Veja mais
Supermercados estimam vender 2,5% mais no ano

O setor de supermercadista prevê crescer 2,5% este ano. A expectativa do setor é considerada a pior dos &ua...

Veja mais
Redes miram em itens de redes de departamentos

A baixa participação na venda de roupas, calçados e eletroeletrônicos pode fazer com que as g...

Veja mais
Entra em vigor nova regra para transportar carga

Entra em vigor hoje a nova regulamentação para o transporte rodoviário de cargas. Segundo a ANTT, a...

Veja mais
Varejo cria modelo de gestão para exportar

O forte desempenho do varejo brasileiro nos últimos três anos, especialmente no segmento supermercadista, c...

Veja mais
O Centrum sumiu

O líder das vitaminas desapareceu do mercado. Mas ele começa a voltar com fórmula exclusiva para o ...

Veja mais