A baixa participação na venda de roupas, calçados e eletroeletrônicos pode fazer com que as grandes redes vejam estas áreas como novas oportunidades do setor. De acordo com estudo realizado pela Apas em parceria com a empresa de pesquisa LatinPanel, a participação das redes na venda de itens de vestuário é de apenas 1%, número que caiu um ponto percentual, em relação a 2007.
Para Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da Apas, os supermercados, principalmente as três maiores redes (Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart) fazem investimentos em produtos não alimentares, sejam roupas ou calçados. "O maior problema é que os consumidores, apesar de terem noção de quanto custa um detergente ou um amaciante de roupas, não têm idéia do preço de uma camisa. Isto dificulta a venda. O que se percebe nas três redes é um investimento em marca própria nestes segmentos." Para ele, quando as redes investem em itens de marca própria, há um ganho de mercado e fidelização dos clientes.
As áreas em que os supermercados têm melhor desempenho são: venda de congelados e refrigerados, com participação de 67% no mercado - um ponto percentual sobre os resultados de 2007. Outra área de destaque é a venda de peixes, que tem 33% de participação e se mantém estável.
Veículo: DCI