Supermercados estimam vender 2,5% mais no ano

Leia em 1min 10s

O setor de supermercadista prevê crescer 2,5% este ano. A expectativa do setor é considerada a pior dos últimos cinco anos pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). A constatação da entidade é que, neste primeiro trimestre, o consumidor não comprou com a mesma velocidade com que o fez em anos anteriores. Em 2008, o setor cresceu 10,5% e o faturou R$ 158,5 bilhões, ante R$ 136,3 bilhões em 2007.

 

Um dos motivos para o arrefecimento do mercado, apontado por Martinho Paiva Moreira, vice-presidente de comunicação da entidade, é a crise mundial. Segundo ele, os consumidores ficaram mais inseguros quanto a fazer compras. "O consumidor se adapta à crise. Percebemos um ajuste dos gastos, principalmente em alimentação dentro e fora de casa. Outro item de destaque é a migração de marcas líderes para as marcas próprias e similares."

 

O estudo "Retratos do Varejo 2009", mostra que a alimentação dentro do lar apresentou ganho de espaço na mesa do brasileiro em 2008. O segmento cresceu 15% em 2008 e o gasto médio anual ficou na cifra de R$ 3, 5 mil. Enquanto isso se dava, a alimentação de fora de casa cresceu 10% e movimentou R$ 1,1 mil. "É cedo para avaliar se isto é uma tendência. A ordem natural é que os consumidores cada vez mais se alimentem fora de casa, até porque houve um aumento de renda", disse o presidente da Apas, João Sanzovo Neto

 

Veículo: DCI


Veja também

Direto ao ponto (de venda)

Antes encarada como uma estratégia complementar ao trabalho de publicidade e outras iniciativas para incentivar a...

Veja mais
Padarias devem crescer 21%, estima setor

A ECD Consultoria em Food Service, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento das Padarias, em seminário na seman...

Veja mais
Redes miram em itens de redes de departamentos

A baixa participação na venda de roupas, calçados e eletroeletrônicos pode fazer com que as g...

Veja mais
Entra em vigor nova regra para transportar carga

Entra em vigor hoje a nova regulamentação para o transporte rodoviário de cargas. Segundo a ANTT, a...

Veja mais
Varejo cria modelo de gestão para exportar

O forte desempenho do varejo brasileiro nos últimos três anos, especialmente no segmento supermercadista, c...

Veja mais
O Centrum sumiu

O líder das vitaminas desapareceu do mercado. Mas ele começa a voltar com fórmula exclusiva para o ...

Veja mais
Gomes da Costa: O mar está para sardinha

Por que, em plena crise econômica, a Gomes da Costa atingiu o maior faturamento trimestral de sua história ...

Veja mais
Confecções ampliam coleção de inverno

Empresas do pólo de vestuário de Blumenau, em Santa Catarina, mostraram bom desempenho no primeiro quadrim...

Veja mais
Credicard lança novo cartão que dá descontos em supermercados

A Credicard, que agora também é o nome da financeira do Citibank no Brasil, está lançando um...

Veja mais