A ECD Consultoria em Food Service, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento das Padarias, em seminário na semana passada, no Senac, no Rio de Janeiro, abordou o problema da gestão do negócio, através de uma radiografia do setor e da reunião de especialistas e empresários do segmento. Também foi apresentada pelos organizadores pesquisa realizada sob supervisão do consultor de food service da ECD, Enzo Donna, estudo que ouviu mais 300 empresários de padarias de todo o Brasil em busca de saber as expectativas e dificuldades encontradas na gestão do negócio.
Um dos pontos levantados pela pesquisa revela que, em média, cerca de 291 brasileiros passam pelas padarias brasileiras diariamente e gastam cerca de R$ 7,98 da sua renda no estabelecimento. Quanto à expectativa de crescimento do negócio este ano, mesmo no cenário de crise, os empresários estão otimistas: acreditam em um crescimento de 21% para 2009.
Dentro das padarias, o segmento mais lucrativo é a venda de pães e artigos de confeitaria (48%), seguido pelo serviço de refeições (31%) e pela copa - lanches, café da tarde, (21%). Dessa maneira, revelou-se que as refeições perfazem um número significativo no faturamento do negócio.
No entanto, "servir comida ainda é um desafio para os empresários da panificação", afirma Enzo Donna.
Veículo: DCI