Redes do atacado cresceram 8,5% em 2008, diz ranking da Nielsen

Leia em 1min 10s

Depois de contabilizar faturamento de R$ 120,8 bilhões em 2008, um crescimento real de 8,5% no ano passado, o setor atacadista continua otimista em relação aos resultados deste ano, e prevê alta entre 3% e 4% neste ano. Na comparação com o varejo supermercadista durante o primeiro trimestre do ano, as vendas reais foram cerca de 1% inferiores ante 2008, enquanto as varejistas acumularam aumento real de 2,12% no período.

 

Pesquisa anual desenvolvida pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) com a Nielsen aponta a que 53,4% do consumo do varejo alimentar são atendidos pelos atacadistas. Além disso, a Região Nordeste ganha participação no setor, sendo responsável por 29% do que é vendido no País: cerca de 300 mil lojas são atendidas lá.

 

"De qualquer maneira, este ano será melhor que o previsto, mesmo com o atacado não tendo um crescimento tão robusto", diz Nelson Barrizzelli, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

O ranking do setor não teve muitas alterações: o Martins Comércio e Serviços de Distribuição (MG) está na liderança, no quesito distribuição, o Carvalho Atacado (PI), na categoria balcão, e o holandês Makro Atacadista (SP), na modalidade autosserviço. Segundo o presidente da Abad, Carlos Eduardo Severini, o autosserviço tem participação de 22% nas vendas do setor.

 

Veículo: DCI


Veja também

Grupo Silvio Santos fará oferta para aquisição da rede Dudony

O Grupo Silvio Santos, através da empresa Baú Crediário, é o maior interessado na compra da ...

Veja mais
Logística vê recuo da demanda, mas garante aportes

As empresas ligadas ao setor de logística estão se movimentando positivamente, e, apesar da retraç&...

Veja mais
Pão de Açúcar

Com investimentos de R$ 6 milhões, o Grupo Pão de Açúcar vai levar o Ano da França a ...

Veja mais
Zurita revela que Nestlé fará nova aquisição até o fim do mês de maio

A Nestlé fará uma aquisição até o final deste mês em um segmento no qual ainda ...

Veja mais
Varejo adota novas estratégias para minimizar a inadimplência

Acompanhar atentamente as estatísticas de desemprego e inadimplência, como forma de restringir ou fornecer ...

Veja mais
Wal-Mart aposta em eletroeletrônicos

O Wal-Mart Stores anunciou ontem que está expandindo sua oferta dos eletrônicos mais procurados, como playe...

Veja mais
Uma paixão nacional em forma de fungo

Cogumelos em conserva no azeite, grana padano e uma boa focaccia podem compor uma das melhores combinações...

Veja mais
Avon estreia em junho em tintura para cabelo

O mercado de tinturas para cabelo é bem peculiar. Em geral, quando o consumidor experimenta um produto e nã...

Veja mais
Espuma turbinada.

A Razzo, indústria de higiene pessoal e limpeza, quer também pegar carona na crescente indústria do...

Veja mais