A fabricante cearense de derivados de coco Ducoco Alimentos quer expandir seu portfólio, indo além dos derivados da fruta. Conhecida principalmente pelo coco ralado, o leite e a água de coco, a empresa já possui atualmente linhas de sobremesas semiprontas (como pó para gelatina e pudins), sucos em pó e achocolatados, por meio de suas marcas Frutop, Chomax e Menina.
As três juntas, no entanto, ainda não chegam nem perto dos 70% que as vendas de derivados de coco representam para a empresa como um todo. Neste segmento , a Ducoco tem por volta de 40% do mercado, muito próxima de sua principal concorrente, a alagoana Sococo, de acordo com o presidente da companhia, Marcos Rosa.
Salgados
No próximo ano, a empresa se prepara para lançar uma linha de pratos salgados semiprontos, a exemplo do que já faz com as sobremesas, um segmento ainda novo que vem crescendo bastante. "Queremos ser uma reconhecidos como uma empresa de alimentos, não só de um produto específico. Por isso mudamos a razão social para Ducoco Alimentos", disse Rosa. "Temos interesse em produzir tudo o que tem nas prateleiras próximas dos nossos produtos. Estamos abertos a esses tipos de ampliações ou aquisições."Enquanto as primeiras linhas salgadas não começam, a Ducoco colhe agora o impulso deixado pelos investimentos que foram feitos nos últimos dois anos. Foram R$ 30 milhões aplicados na expansão de sua área agrícola, lançamento de produtos e melhorias em suas duas fábricas, localizadas em Itapipoca (CE) e Linhares (ES).
Com isso, teve um ganho de 40% na capacidade de produção e já acumulou até abril um crescimento de 30% nas vendas, comparadas ao mesmo período de um ano antes.
"Estamos começando a recolher o aumento que tínhamos programado com os investimentos feitos. Até 2006, tínhamos um potencial de vendas maior do que a nossa capacidade", afirmou o presidente da Ducoco. Segundo o executivo, o setor de alimentos sempre sofre impactos menores da economia, "seja para crescer, seja para cair. Fizemos um planejamento bem ousado e realmente não sentimos a crise", disse.
Entre as inovações estão embalagens, um plano de fortalecimento das marcas, além das opções de água de coco em garrafa de um litro (antes eram vendidas apenas em caixinhas individuais), flan semipronto e outras variações de sobremesas em pó.
Planos
Para 2009, o crescimento estimado pela empresa é de 28%, o que elevará sua receita dos atuais R$ 140 milhões, registrados em 2008, para R$ 180 milhões até o final deste ano.
A Ducoco começou como uma pequena plantação de coqueiros na costa do Ceará em 1982. Em 1984, mostrando-se um negócio promissor, inaugurou a primeira fábrica e começou a produzir leite de coco e coco em pó, nesta época voltados exclusivamente para abastecer indústrias de alimento. Pouco depois o negócio tomou corpo e seus produtos começaram a ir direto para as prateleiras do varejo, levando a um crescimento que resultou hoje na presença nacional da marca, duas fábricas, sete fazendas e 1,8 mil funcionários.
Veículo: Gazeta Mercantil