Crise parece não ter adiado os planos de investimento da rede mineira de supermercados Irmãos Bretas, Filhos e Companhia Ltda. Após faturar R$ 1,8 bilhão em 2008, crescimento de 18% sobre 2007, e como forma de manter os negócios aquecidos, o grupo prevê a abertura de cinco lojas no Estado em 2009. A primeira delas será inaugurada em Sete Lagoas, na região Central.
A abertura dessa unidade demandará, segundo a gerente de Marketing do Supermercado Bretas, Lastênia Duarte, mais conhecida por "Tuquinha", a contratação de 300 pessoas. As obras da unidade já estão em andamento, mas a data de inauguração não foi definida. A localização das demais lojas ainda está em negociação.
Para Lastênia Duarte, os responsáveis pela efetivação dos planos de expansão do grupo foram, nessa ordem, a liberação de crédito via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - valor não revelado - e a retomada da confiança do consumidor. Com as novas lojas, a expectativa é fechar 2009 com faturamento de R$ 2,1 bilhões, aumento de 17% sobre 2008.
Outro investimento confirmado pelo grupo é a reforma de uma das 13 unidades de Goiânia, em Goiás. Já para os próximos dois anos, a expectativa é aumentar a capilaridade da marca, expandindo a rede para a interior da Bahia. O valor do investimento total em expansão não foi mensurado.
Cautela - Apesar de manter o plano de expansão, Lastênia Duarte revelou que o grupo reviu alguns pontos. Das oito lojas previstas para serem inauguradas em 2009, somente cinco serão efetivadas. Ainda assim, disse a gerente, a viabilidade do projeto só foi possível graças à liberação de um financiamento junto ao BNDES. O investimento também conta com recurso próprio. "Dessa forma, não comprometemos o capital de giro da rede."
Ranking - Em 2009, o Bretas foi considerado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) como a maior rede supermercadista de Minas Gerais, ficando à frente de fortes concorrentes regionais como a DMA Distribuidora S/A (Epa, Mart Plus e Via Brasil) e Guga Comércio de Alimentos (Supermercados BH).
No Brasil, a empresa assumiu a quinta colocação, ganhando duas posições em relação ao ranking de 2008. Em primeiro lugar está o Carrefour Comércio e Indústria Ltda, seguido pela Cia. Brasileira de Distribuição (grupo Pão de Açúcar), Wal-Mart Brasil Ltda e G. Barbosa Comercial Ltda.
A rede Bretas gera 11 mil postos de trabalho, distribuídos em 56 lojas, sendo 43 em Minas Gerais e 13 em Goiás.
Em 2008, o crecimento acumulado foi de 18%, encerrando o ano com faturamento de R$ 1,818 bilhão. O resultado ficou um pouco abaixo da média dos últimos 20 anos, de 20%. Para 2009, a expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 2,1 bilhões, aumento de 17% sobre 2008.
Veículo: Diário do Comércio - MG