Bretas vai inaugurar cinco lojas neste ano

Leia em 2min 30s

Crise parece não ter adiado os planos de investimento da rede mineira de supermercados Irmãos Bretas, Filhos e Companhia Ltda. Após faturar R$ 1,8 bilhão em 2008, crescimento de 18% sobre 2007, e como forma de manter os negócios aquecidos, o grupo prevê a abertura de cinco lojas no Estado em 2009. A primeira delas será inaugurada em Sete Lagoas, na região Central.

 

A abertura dessa unidade demandará, segundo a gerente de Marketing do Supermercado Bretas, Lastênia Duarte, mais conhecida por "Tuquinha", a contratação de 300 pessoas. As obras da unidade já estão em andamento, mas a data de inauguração não foi definida. A localização das demais lojas ainda está em negociação.

 

Para Lastênia Duarte, os responsáveis pela efetivação dos planos de expansão do grupo foram, nessa ordem, a liberação de crédito via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - valor não revelado - e a retomada da confiança do consumidor. Com as novas lojas, a expectativa é fechar 2009 com faturamento de R$ 2,1 bilhões, aumento de 17% sobre 2008.

 

Outro investimento confirmado pelo grupo é a reforma de uma das 13 unidades de Goiânia, em Goiás. Já para os próximos dois anos, a expectativa é aumentar a capilaridade da marca, expandindo a rede para a interior da Bahia. O valor do investimento total em expansão não foi mensurado.

 

Cautela - Apesar de manter o plano de expansão, Lastênia Duarte revelou que o grupo reviu alguns pontos. Das oito lojas previstas para serem inauguradas em 2009, somente cinco serão efetivadas. Ainda assim, disse a gerente, a viabilidade do projeto só foi possível graças à liberação de um financiamento junto ao BNDES. O investimento também conta com recurso próprio. "Dessa forma, não comprometemos o capital de giro da rede."

 

Ranking - Em 2009, o Bretas foi considerado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) como a maior rede supermercadista de Minas Gerais, ficando à frente de fortes concorrentes regionais como a DMA Distribuidora S/A (Epa, Mart Plus e Via Brasil) e Guga Comércio de Alimentos (Supermercados BH).

 

No Brasil, a empresa assumiu a quinta colocação, ganhando duas posições em relação ao ranking de 2008. Em primeiro lugar está o Carrefour Comércio e Indústria Ltda, seguido pela Cia. Brasileira de Distribuição (grupo Pão de Açúcar), Wal-Mart Brasil Ltda e G. Barbosa Comercial Ltda.

 

A rede Bretas gera 11 mil postos de trabalho, distribuídos em 56 lojas, sendo 43 em Minas Gerais e 13 em Goiás.

 

Em 2008, o crecimento acumulado foi de 18%, encerrando o ano com faturamento de R$ 1,818 bilhão. O resultado ficou um pouco abaixo da média dos últimos 20 anos, de 20%. Para 2009, a expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 2,1 bilhões, aumento de 17% sobre 2008.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Livros: Grupo Santillana planeja investir R$ 100 milhões em cinco anos

Há oito anos no Brasil, o grupo espanhol Santillana inicia uma nova fase de investimentos. Dono da Moderna, maior...

Veja mais
Linha branca encarece com IPI

O efeito da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre as...

Veja mais
Café com gosto de sofisticação

Bebida nacional por excelência desde os tempos do Império, o café brasileiro sofisticou-se nos &uacu...

Veja mais
Ciclo de preço baixo no café está no fim, diz Illy

A temporada 2009/10 será mais uma de déficit no balanço de oferta e demanda de café no mundo...

Veja mais
Maio mostra-se crítico para o consumidor de hortaliças

A alta mais expressiva ocorreu no preço da batata inglesa, inflacionada em 25% ante maio do ano passado   ...

Veja mais
Os supermercados vão crescer na crise

JOÃO SANZOVO NETO - Presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), vice-presidente da A...

Veja mais
Brasil apresenta queixa na OMC contra subsídios norte-americanos ao leite

O Brasil apresentará hoje uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a reint...

Veja mais
Samsung quer crescer com telas de toque

A Samsung, fabricante coreana de produtos eletrônicos, que implantou uma fábrica no Brasil em 2004, quer ex...

Veja mais
Shoppings gastam mais com ações no Dia dos Namorados

Depois de ultrapassarem as metas de vendas para o Dia das Mães, os shopping centers resolveram aumentar o investi...

Veja mais