O Brasil apresentará hoje uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a reintrodução dos subsídios dados pelos Estados Unidos aos produtores de leite, acusando a Casa Branca de estar quebrando a promessa de não criar barreiras ao comércio em plena crise mundial. Para o País, se essas medidas se proliferarem, a recuperação da economia mundial será ainda mais difícil.
O Itamaraty, em colaboração com Argentina, Uruguai e o grupo de países emergentes, apresenta em Genebra um ataque contra o governo de Barack Obama por ter descumprido o compromisso assumido em Londres, na reunião do Grupo dos 20 (G-20), de não elevar barreiras ao comércio ou adotar medidas distorcidas.
Na Europa, produtores de leite de vários países tomaram as ruas nos últimos dias para protestar contra os preços baixos e pedir ajuda estatal. Para o Brasil, a intervenção apenas irá agravar as distorções.
Não se trata de uma disputa nos tribunais, mas sim uma declaração política contra o fato de os norte-americanos terem reintroduzido os subsídios. O Brasil vai alertar ao Conselho Geral da entidade que está profundamente preocupado com a decisão dos norte-americanos de retomar os subsídios ao setor. A questão do leite é o capítulo mais recente dessa tendência e a decisão foi tomada na sexta-feira passada. Para o Brasil, a medida é uma demonstração da força que o protecionismo vem ganhando. O Itamaraty admite que não se trata de uma violação das regras da OMC. Mas seu potencial enfraquecimento. A OMC fez questão de elogiar Obama por sua resistência ao protecionismo nos últimos meses. Mas a pressão política começa a se transformar em distorções.
Europa
O sindicato europeu de produtores de leite, European Milk Board (EMB), ameaçou iniciar em julho uma greve continental do leite, caso as autoridades de Bruxelas não apresentem propostas de medidas estruturais para solucionar a crise no setor. "O EMB dá um ultimato a Europa", afirma em um comunicado o sindicato, que na segunda-feira reuniu em Bruxelas centenas de manifestantes para denunciar a queda dos preços do leite.
Brasil apresenta hoje queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios dados pelos EUA aos produtores de leite.
Veículo: DCI