A temporada 2009/10 será mais uma de déficit no balanço de oferta e demanda de café no mundo, o que indica que o mercado deve passar a ter uma tendência de alta de preços, avaliou o presidente da Illycaffe, Andrea Illy. "Nesta safra, a de ciclo baixo no Brasil, novamente vamos encontrar uma situação de déficit. Acho que os estoques (globais) vão atingir menos de 40 milhões de sacas, que é cerca de três meses de consumo, uma situação de fundamentos muito, muito tensa", afirmou Illy, na noite de segunda-feira, momentos antes do Coffee Dinner, evento promovido pelos exportadores brasileiros na cidade de São Paulo.
Ele acrescentou que, se houver algum problema climático, "é provável que os preços comecem a subir muito". "Acho que o ciclo de preços baixos está se invertendo, é preciso aumentar um pouco a produção", destacou o executivo. Illy afirmou que a safra 09/10 do Brasil, maior produtor e exportador mundial, deverá ficar entre 42 milhões e 44 milhões de sacas, volume superior à estimativa oficial do Ministério da Agricultura, de 39 milhões de sacas.
Em abril, Illy havia previsto a safra brasileira 09/10, cuja colheita está começando no Sul de Minas Gerais, em um intervalo menor, de 40 milhões a 42 milhões de sacas.
Veículo: Gazeta Mercantil