O grupo mexicano Mabe, que é dono das marcas GE, Mabe e Dako, comprou as operações no Brasil da fabricante alemã BSH, joint venture mundial entre os grupos Bosch e Siemens na área de eletrodomésticos. No Brasil, a BSH também comercializa a marca Continental, negócio adquirido pela multinacional alemã em 1994.
Fontes ouvidas pelo Valor afirmaram que o negócio deve ser divulgado em breve - havia a expectativa de que fosse anunciado ainda hoje - e que o controlador da Mabe, Luis Berrondo, agendou reuniões com clientes e fornecedores no Brasil nos próximos dias.
Com sede na Cidade do México, a Mabe é uma grande exportadora de eletrodomésticos para os Estados Unidos e figura entre as maiores fabricantes latino-americanas de linha branca (fogões, refrigeradores e lavadoras).
Em 1987, Berrondo associou-se ao conglomerado General Electric (GE), que comprou 48% do capital Mabe, e passou a deter a licença para fabricar eletrodomésticos com a marca americana na América Latina.
No Brasil, a Mabe assumiu as operações de eletrodomésticos da GE em 2003. A marca brasileira Dako, que fora comprada nos anos 90 pela GE, fez parte do pacote e foi transformada pela Mabe em sua marca de produtos mais populares no país.
A saída do grupo alemão BSH do mercado brasileiro pode ser interpretada como um reflexo da ascensão de novas marcas de eletrodomésticos no país, entre elas a própria Mabe. Outra indústria que ganhou participação de mercado nos últimos anos foi a Esmaltec, do Ceará, a única fabricante nacional de linha branca do Nordeste.
A Esmaltec também tinha interesse na aquisição das operações da BSH no Brasil, afirmaram fontes do setor. As multinacionais Whirlpool (EUA) e Electrolux (Suécia), que lideram com folga o mercado de linha branca no Brasil, já teriam desistido da compra da BSH há cerca de dois meses, afirmou uma fonte próxima às negociações.
Embora a Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros) não divulgue números sobre as participações de mercado das empresas , estima-se que a Mabe tenha superado a BSH e já ocupe o terceiro lugar no ranking das maiores fabricantes de eletrodomésticos do Brasil. A multinacional mexicana possui hoje uma participação estimada entre 16% e 17% no mercado brasileiro.
Com a aquisição da Continental, na década de 90, a BSH trouxe para o Brasil o nome Bosch, colocando sob o seu guarda-chuva os eletrodomésticos de maior valor agregado, mas a marca nunca teve uma presença maciça no varejo. A Continental continuou sendo a marca com a maior participação de mercado da BSH, especialmente em fogões.
Ao incorporar a Continental, a Mabe poderá fortalecer sua presença no país. No setor, porém, não se sabe ainda qual destino será dado à marca Bosch no mercado brasileiro. Procurada, a BSH não quis se pronunciar sobre a venda dos negócios, alegando se tratar de "rumores", de acordo com sua assessoria de imprensa. A Mabe também não se manifestou.
Em 2008, a BSH investiu na fábrica de refrigeradores de Hortolândia (SP), para onde transferiu também a produção de fogões.
Veículo: Valor Econômico