Mabe compra a alemã BSH no Brasil

Leia em 2min 40s

O grupo mexicano Mabe, que é dono das marcas GE, Mabe e Dako, comprou as operações no Brasil da fabricante alemã BSH, joint venture mundial entre os grupos Bosch e Siemens na área de eletrodomésticos. No Brasil, a BSH também comercializa a marca Continental, negócio adquirido pela multinacional alemã em 1994.

 

Fontes ouvidas pelo Valor afirmaram que o negócio deve ser divulgado em breve - havia a expectativa de que fosse anunciado ainda hoje - e que o controlador da Mabe, Luis Berrondo, agendou reuniões com clientes e fornecedores no Brasil nos próximos dias.

 

Com sede na Cidade do México, a Mabe é uma grande exportadora de eletrodomésticos para os Estados Unidos e figura entre as maiores fabricantes latino-americanas de linha branca (fogões, refrigeradores e lavadoras).

 

Em 1987, Berrondo associou-se ao conglomerado General Electric (GE), que comprou 48% do capital Mabe, e passou a deter a licença para fabricar eletrodomésticos com a marca americana na América Latina.

 

No Brasil, a Mabe assumiu as operações de eletrodomésticos da GE em 2003. A marca brasileira Dako, que fora comprada nos anos 90 pela GE, fez parte do pacote e foi transformada pela Mabe em sua marca de produtos mais populares no país.

 

A saída do grupo alemão BSH do mercado brasileiro pode ser interpretada como um reflexo da ascensão de novas marcas de eletrodomésticos no país, entre elas a própria Mabe. Outra indústria que ganhou participação de mercado nos últimos anos foi a Esmaltec, do Ceará, a única fabricante nacional de linha branca do Nordeste.

 

A Esmaltec também tinha interesse na aquisição das operações da BSH no Brasil, afirmaram fontes do setor. As multinacionais Whirlpool (EUA) e Electrolux (Suécia), que lideram com folga o mercado de linha branca no Brasil, já teriam desistido da compra da BSH há cerca de dois meses, afirmou uma fonte próxima às negociações.

 

Embora a Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros) não divulgue números sobre as participações de mercado das empresas , estima-se que a Mabe tenha superado a BSH e já ocupe o terceiro lugar no ranking das maiores fabricantes de eletrodomésticos do Brasil. A multinacional mexicana possui hoje uma participação estimada entre 16% e 17% no mercado brasileiro.

 

Com a aquisição da Continental, na década de 90, a BSH trouxe para o Brasil o nome Bosch, colocando sob o seu guarda-chuva os eletrodomésticos de maior valor agregado, mas a marca nunca teve uma presença maciça no varejo. A Continental continuou sendo a marca com a maior participação de mercado da BSH, especialmente em fogões.

 

Ao incorporar a Continental, a Mabe poderá fortalecer sua presença no país. No setor, porém, não se sabe ainda qual destino será dado à marca Bosch no mercado brasileiro. Procurada, a BSH não quis se pronunciar sobre a venda dos negócios, alegando se tratar de "rumores", de acordo com sua assessoria de imprensa. A Mabe também não se manifestou.

 

Em 2008, a BSH investiu na fábrica de refrigeradores de Hortolândia (SP), para onde transferiu também a produção de fogões.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Em MG, aposta é qualificar atendentes

Com 14,6 mil estabelecimentos, sendo 2 mil em Belo Horizonte, a panificação em Minas Gerais também ...

Veja mais
Produção centralizada impulsiona expansão de redes de padarias

Jamais passaria pela cabeça de quem visita a charmosa padaria Paul, na avenida Champs Elysées, em Paris, q...

Veja mais
Linguagem da cútis

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Vendas da Pif Paf têm crescimento neste ano

Apesar da crise econômica, as vendas da Rio Branco Alimentos S/A, detentora da marca Pif Paf Alimentos, com planta...

Veja mais
Nestlé vai anunciar compra em nova área no Brasil

O presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita, afirmou ontem que a empresa negocia pelo menos duas aquisiç...

Veja mais
Pepsico preparada para aquisições

O presidente da Pepsico Brasil, Otto Von Sothen, afirmou ontem, durante fórum promovido pela Associaç&atil...

Veja mais
Farmacêuticas elevam produção mundial de olho na "gripe suína"

Mesmo após o primeiro óbito devido à gripe A (também chamada de gripe suína) as prime...

Veja mais
Que tal o preço por litro e quilo?

Projeto quer obrigar supermercados de São Paulo a informar valor por porção dos produtos   ...

Veja mais
Coop investe R$ 2 milhôes na 4º unidade de loja de bairro

A Cooperativa de Consumo (Coop) inaugurou, ontem, sua quarta unidade do formato Zapt Coop, loja de proximidade, no munic...

Veja mais