Foi aprovada por unanimidade pelos deputados que compõem a Comissão Especial da Crise da Agricultura a cláusula que atende pedido dos citricultores brasileiros de estabelecer um preço mínimo para a caixa de laranja e para as exportações de suco.
Inserida no relatório pelo deputado Abelardo Lupion (DEM/PR), relator da comissão, a cláusula deverá ser usada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como base de medidas a serem adotadas pelo órgão. O deputado Lupion ficou de encaminhar o relatório ao presidente da Câmara, deputado Micher Temer, e entregará em mãos ao Ministro Reinold Sthefanes.
"Agora devemos continuar unidos para cobrarmos do Mapa que a partir do relatório, o governo atenda as propostas do relatório quanto às necessidades dos citricultores", diz o presidente do Conselho da Associtrus, Renato Queiroz, que esteve em Brasília para acompanhar as tramitações.
A citricultura foi incluída no relatório da Comissão de Crise da Agricultura, graças à audiência realizada dia 7 de julho a pedido do deputado Jerônimo Reis (DEM/SE) e que contou com a presença de mais de 200 citricultores liderados pela Associtrus, com o apoio de sindicatos rurais, prefeituras e câmaras de vereadores de municípios citrícolas. "Isso mostra que precisamos nos unir cada vez mais para que nossas necessidades sejam atendidas, e para que o governo se manifeste diante dos nossos pedidos", diz Queiroz.
Veículo: DCI