Cai uso de sacolas plásticas; supermercados oferecem até desconto para incentivar troca

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O consumo de sacolas plásticas para embalar compras tem diminuído nos supermercados brasileiros. Dados das maiores redes do varejo apontam reduções entre 12% e 30% na distribuição das sacolas, após a adoção de sacolas mais resistentes e práticas como programas de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis (de lona, pano, pet ou plástico reciclado). O incentivo inclui descontos e acúmulo de pontos na hora da conta.
 

 
Segundo o Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos (Plastivida), a produção de sacolas plásticas também está em queda: em 2008, foram produzidas 500 milhões de unidades a menos na comparação com o ano anterior, uma redução de 3%. Porém, a quantidade produzida anualmente no País atinge a impressionante marca de 16,4 bilhões de sacolinhas – aproximadamente 86 para cada brasileiro.

 

Reutilizáveis

 

A rede Wal-Mart afirma ter vendido mais de 2 milhões de sacolas retornáveis, desde o lançamento do produto, em maio de 2008. O Grupo Pão de Açúcar contabiliza a venda de 600 mil unidades em 2008. No mesmo período, a rede Carrefour vendeu 400 mil. Como cada “sacola ecológica” substitui o equivalente a seis sacolas plásticas, as três redes juntas economizaram pelo menos 18 milhões de embalagens plásticas.

 

Tanto o Wal-Mart quanto o Grupo Pão de Açúcar concedem pontos no cartão fidelidade aos clientes que optam por não utilizar sacolinhas plásticas – o bônus reflete o valor de custo das embalagens plásticas, R$ 0,03. Segundo o Wal-Mart, R$ 150 mil em desconto foram concedidos aos clientes das lojas das regiões Nordeste e Sul (286 unidades), onde o projeto foi implementado no final de 2008. Até o final do ano, a empresa espera oferecer o programa em abrangência nacional com a inclusão da região Sudeste.

 

“Só hoje economizei umas seis sacolas plásticas usando a retornável. Acabei comprando mais do que pretendia e estou levando três de plástico”, diz a nutricionista Marcela Birolini. Desde o ano passado, Marcela utiliza a sacola retornável para evitar levar plástico para casa. “Demora mais de 100 anos para se decompor, por isso evito pegar”, explica.

 

A dona de casa Ana Maria Arduin comprou uma sacola retornável quando viu o produto à venda no supermercado. “Faço uma compra grande e outras pequenas durante o mês. Quando compro poucas coisas venho apé, e a sacola [retornável] é até melhor para carregar”, relata. No entanto as sacolinhas plásticas tem uma função importante para Ana Maria: “Uso para o lixo e para apanhar cocô de cachorro”.

 

Caixas de papelão

 

Soluções simples como acomodar as compras em caixas de papelão também diminuem o consumo de plástico. A arquiteta Maria Lúcia Panucucci adota a pratica quando solicita que suas compras sejam entregues em casa pelo delivery. “É prático receber assim. E, além disso, preciso poupar o mundo para os meus netos”, justifica.

 

Catarina Berlfiore também transporta as compras em caixas de papelão. “Tento reduzir ao máximo o consumo de plástico. Quando você vê que há outras formas [de transportar as compras], você ouve a sua consciência”, conta. “Reciclo quase 80% do meu lixo e procuro fazer disso um costume lá em casa, para todos.”

 

Paulo Pompilio, diretor de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar, afirma que os caixas, atendentes e empacotadores são treinado a oferecer aos clientes alternativas ao uso das sacolas plásticas. “É uma multiplicação da consciência”, afirma. De acordo com Pompilio, em maio a rede registrou uma economia de sacolas plásticas de 34%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Sacolas ultra-resistentes

 

O instituto Plastivida, ligado à indústria produtora de plástico, tem uma campanha para ampliar a adoção de sacolas mais resistentes, capazes de armazenar 6 kg, em vez de 4,5 kg, como as convencionais. De acordo com Francisco de Assis Esmeraldo, presidente do instituto, com o aumento da espessura das sacolas, o consumo poderá ser em até 37% em um prazo de 5 anos. “A sacola deve aguentar 6 kg e os consumidores não devem usar mais de uma para transportar alimentos”, destaca Esmeraldo.

 

“A sacola mais resistente evita que o consumidor use duas embalagens para carregar as compras. Com elas esperamos reduzir em 30% o consumo das sacolas plásticas na rede”, destaca Pompilio.

 

Preços de sacolas retornáveis:

 

- Carrefour: modelo feito com polipropileno, com capacidade para acondicionar 35 kg, R$ 2,90.

- CompreBem, ABC CompreBem e Sendas: modelo em 100% algodão, R$ 2,59. 

- Extra: material 100% PET, com capacidade para suportar até 15 quilos, R$ 6,89 (lucro revertido à casa Hope)

- Wall-Mart: feita de algodão cru, tem capacidade para suportar até 35 kg, R$2,50

 

Veículo: Portal Ig


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