Um bom motivo para dar flores, livros e bebidas.
O comércio de flores para homens tem crescido no segmento online, porém, o mercado não sinaliza o mesmo nas lojas físicas. Numa comparação entre as duas formas de presentear, a virtual sai na frente, com aumento de até 50% na procura de flores no Dia dos Pais, se comparado com um dia normal, enquanto as lojas físicas têm um crescimento bem abaixo, de cerca de 10%. Os grandes atrativos são os kits promocionais, que unem flores com muitos outros objetos de desejo.
Com o mercado online em alta, as empresas aproveitam para investir e inovar nos "recheios" das flores. Livros, bebidas, produtos para higiene, cosméticos e guloseimas são alguns dos itens dos kits promocionais e personalizados para todos os tipos de pai. Na Flores Online, são oferecidas 34 opções de kits prontos e inúmeras possibilidades de variação. Os preços variam de R$ 48 a R$ 262. A expectativa é que na semana do Dia dos Pais a empresa receba cerca de 5 mil pedidos.
"O crescimento de vendas para o público masculino foi de cerca de 30% nos últimos cinco anos. Em datas como o Dia dos Pais, esse número chega a 50%, se comparado ao um dia normal", disse o sócio-diretor da Flores Online, Marcelo Casarini. A expectativa para a data é aumentar as vendas em 25%, em relação ao ano passado. "Essa mudança de hábito mostra que as mulheres também estão comprando flores para os homens de suas vidas", completou.
Entre os kits estão o "Especialmente para Homens", com cerveja alemã Erdinger Weissbier, copo para degustação da bebida, castanhas de caju, brownies com amêndoas e um buquê de rosas colombianas vermelhas, por R$ 89; o Mestre Cuca, com vinho tinto, um vaso de manjericão, azeite, tomates secos em óleo vegetal, funghi seco chileno e espaguete, por R$ 99, e o Mania de Viajar, com o livro "1000 lugares para Conhecer Antes de Morrer", de Patrícia Schultz, uma rosa colombiana vermelha, uma cerveja alemã Erdinger Weissbier e um copo para degustação, por R$ 92.
No grupo Giuliana Flores, que engloba os sites Nova Flor e Cestas Michelli, a expectativa de crescimento para o Dia dos Pais é de 40% em relação ao ano passado. "O carro-chefe da data são as cestas com
cerveja e as de queijo e vinho. A flor acaba não tendo um apelo tão grande quanto em outras datas. As pessoas procuram mesmo é fazer um agrado com os itens dos kits. A flor acaba sendo apenas um complemento", disse o diretor-geral do grupo, Clóvis Souza. Os kits têm preços a partir de R$ 37.
Lojas – As vendas de flores para o Dia dos Pais, ao contrário das lojas online, não devem fazer diferença para as floriculturas físicas. Na Vivitá Flores, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, a comercialização do produto não deve ultrapassar um aumento de 10% de um dia normal. "Não há muita diferença, por cair em um domingo. O aumento é mais pela procura de cestas de café, de vinho e orquídeas. Mas não chega a ser expressivo", disse a proprietária, Vivian de Andrade.
Na Floricultura Higienópolis, no bairro que leva o mesmo nome, a expectativa de aumento de vendas na data é de 30%, graças às entregas para o exterior. "A cultura dos brasileiros ainda é um pouco atrasada quando a história é mandar flores para homens. O nosso aumento nas vendas é por causa das pessoas que mandam kits com flores para fora do Brasil. Aqui isso não acontece com frequência", disse a proprietária Heloíza Helena Moura. Os presentes vão de R$ 50 a R$ 1 mil.
Veículo: Diário do Comércio - SP