Dia dos pais

Leia em 3min 20s

Um bom motivo para dar flores, livros e bebidas.

 

O comércio de flores para homens tem crescido no segmento online, porém, o mercado não sinaliza o mesmo nas lojas físicas. Numa comparação entre as duas formas de presentear, a virtual sai na frente, com aumento de até 50% na procura de flores no Dia dos Pais, se comparado com um dia normal, enquanto as lojas físicas têm um crescimento bem abaixo, de cerca de 10%. Os grandes atrativos são os kits promocionais, que unem flores com muitos outros objetos de desejo.

 

Com o mercado online em alta, as empresas aproveitam para investir e inovar nos "recheios" das flores. Livros, bebidas, produtos para higiene, cosméticos e guloseimas são alguns dos itens dos kits promocionais e personalizados para todos os tipos de pai. Na Flores Online, são oferecidas 34 opções de kits prontos e inúmeras possibilidades de variação. Os preços variam de R$ 48 a R$ 262. A expectativa é que na semana do Dia dos Pais a empresa receba cerca de  5 mil pedidos.

 

"O crescimento de vendas para o público masculino foi de cerca de 30% nos últimos cinco anos. Em datas como o Dia dos Pais, esse número chega a 50%, se comparado ao um dia normal", disse o sócio-diretor da Flores Online, Marcelo Casarini. A expectativa para a data é aumentar as vendas em 25%, em relação ao ano passado. "Essa mudança de hábito mostra que as mulheres também estão comprando flores para os homens de suas vidas", completou.

 

Entre os kits estão o "Especialmente para Homens", com cerveja alemã Erdinger Weissbier, copo para degustação da bebida, castanhas de caju, brownies com amêndoas e um buquê de rosas colombianas vermelhas, por R$ 89; o Mestre Cuca, com vinho tinto, um vaso de manjericão, azeite, tomates secos em óleo vegetal, funghi seco chileno e espaguete, por R$ 99, e o Mania de Viajar, com o livro "1000 lugares para Conhecer Antes de Morrer", de Patrícia Schultz, uma rosa colombiana vermelha, uma cerveja alemã Erdinger Weissbier e um copo para degustação, por R$ 92.

 

No grupo Giuliana Flores, que engloba os sites Nova Flor e Cestas Michelli, a expectativa de crescimento para o Dia dos Pais é de 40% em relação ao ano passado. "O carro-chefe da data são as cestas com

 

cerveja e as de queijo e vinho. A flor acaba não tendo um apelo tão grande quanto em outras datas. As pessoas procuram mesmo é fazer um agrado com os itens dos kits. A flor acaba sendo apenas um complemento", disse o diretor-geral do grupo, Clóvis Souza. Os kits têm preços a partir de R$ 37.
 


Lojas – As vendas de flores para o Dia dos Pais, ao contrário das lojas online, não devem fazer diferença para as floriculturas físicas. Na Vivitá Flores, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, a comercialização do produto não deve ultrapassar um aumento de 10% de um dia normal. "Não há muita diferença, por cair em um domingo. O aumento é mais pela procura de cestas de café, de vinho e orquídeas. Mas não chega a ser expressivo", disse a proprietária, Vivian de Andrade.
 


Na Floricultura Higienópolis, no bairro que leva o mesmo nome, a expectativa de aumento de vendas na data é de 30%, graças às entregas para o exterior. "A cultura dos brasileiros ainda é um pouco atrasada quando a história é mandar flores para homens. O nosso aumento nas vendas é por causa das pessoas que mandam kits com flores para fora do Brasil. Aqui isso não acontece com frequência", disse a proprietária Heloíza Helena Moura. Os presentes vão de R$ 50 a R$ 1 mil.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Comércio ajuda a reduzir o desemprego

A taxa de desemprego da Região Metropolitana de São Paulo apresentou recuo para 14,2% em junho, ante os 14...

Veja mais
Trigo: venda preocupa produtor

Safra será colhida a partir de agosto, mas setor produtivo quer interferência do governo para garantir pre&...

Veja mais
Pães sem conservantes artificiais

A Nutrella desenvolveu uma linha de pães sem adição de conservantes artificiais, a Vitta Natural 10...

Veja mais
Massa à base de arroz sem glúten

A Massa Alimentícia de Arroz da marca Urbano tem, segundo o fabricante, o mesmo sabor e consistência do mac...

Veja mais
Batata para assar e outra para fritar

Programa de cooperação entre Brasil e França apresenta aos consumidores variedades próprias ...

Veja mais
Alimento orgânico não possui maior valor nutricional

Revisão de artigos publicados nos últimos 50 anos diz que não há evidência de que prod...

Veja mais
Volta às aulas adiada estende ofertas das lojas

O adiamento do início das aulas nas instituições de ensino de São Paulo deve aumentar as ven...

Veja mais
Lançamento da Seven Boys reúne conceitos de alimento e cosmético em um pão inovador

A Seven Boys, posicionada entre as três maiores empresas do segmento de pães industrializados do Brasil, la...

Veja mais
Setor vende mais 4% no mês de junho

O setor supermercadista de Santa Catarina está otimista em manter o ritmo de crescimento, mesmo com o cená...

Veja mais