Comércio ajuda a reduzir o desemprego

Leia em 2min 40s

A taxa de desemprego da Região Metropolitana de São Paulo apresentou recuo para 14,2% em junho, ante os 14,8% observados em maio, após cinco meses consecutivos sem que fossem observadas retrações. Os dados foram divulgados ontem, em São Paulo,  pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em junho de 2008, o índice foi de 13,9%.

 

O supervisor técnico da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese, Sérgio Mendonça, explicou que, no caso específico do comércio, na Região Metropolitana de São Paulo, o resultado foi positivo em junho – aumento de 5,7% ante maio – (veja tabela), em função do processo de ajuste pelo qual o setor está passando, já que no início do ano os estabelecimentos comerciais começaram a ajustar o número de vagas às suas necessidades, após a criação de postos temporários para o período de festas de Natal e Ano Novo.

 

No começo do ano, a expectativa, disse Mendonça, era de que a crise mundial continuaria a se refletir significativamente no Brasil e, com isso, o comércio aumentou as demissões e, agora, está se reestruturando no sentido contrário. "São Paulo foi a região que apresentou a maior contratação no comércio em junho, e isso ajudou a puxar o índice nas outras regiões", acrescentou.

 

Segundo Mendonça, ainda há espaço para o crescimento na criação de postos de trabalho nos próximos meses se o quadro geral da economia continuar melhorando e se apresentar resultados semelhantes aos atuais.

 

Em relação aos rendimentos médios dos ocupados e assalariados,  foi observada diminuição real de 2,1% e 1,9%, respectivamente, entre abril e maio deste ano, quando passaram a valer R$ 1.230 e R$ 1.289. Houve muita substituição de mão de obra, o que fez com que muitas pessoas iniciassem novas atividades, com salários menores.

 

Regiões  –  Os dois institutos também divulgaram a pesquisa referente às seis regiões metropolitanas estudadas mensalmente, ou seja, Belo Horizonte, São Paulo, Distrito Federal, Recife, Salvador e Porto Alegre. Em junho, houve retração de 15,3% para 14,8%. O total de trabalhadores desempregados foi de 2,984 milhões, com retração de 112 mil ante maio.

 

O nível de ocupação variou de acordo com a região estudada. E houve registros de  aumentos em Recife (1,3%), Distrito Federal (0,7%), Salvador e Porto Alegre (0,5%). A variação foi pouco significativa em São Paulo (0,3%) e Belo Horizonte não apresentou alteração.

 

Dividido por atividades, o desempenho em junho deste ano foi positivo ante o mês anterior no comércio (3% ou 80 mil vagas), nos serviços (0,2% ou 22 mil postos de trabalho) e negativo na indústria (-0,1%).

 

Na avaliação de Mendonça, o mercado de trabalho não foi exatamente "pujante" no primeiro semestre de 2009, "mas não está tão ruim assim se for levada em conta a situação internacional". Segundo ele, os serviços e a construção civil são os destaques positivos e se o comportamento desses dois setores não se alterar no curto prazo, o mercado como um todo será beneficiado.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Cresce procura por álcool gel

Produto é utilizado para higienização das mãos e indicado no combate à gripe A  ...

Veja mais
Dia dos pais

Um bom motivo para dar flores, livros e bebidas.   O comércio de flores para homens tem crescido no segmen...

Veja mais
Trigo: venda preocupa produtor

Safra será colhida a partir de agosto, mas setor produtivo quer interferência do governo para garantir pre&...

Veja mais
Pães sem conservantes artificiais

A Nutrella desenvolveu uma linha de pães sem adição de conservantes artificiais, a Vitta Natural 10...

Veja mais
Massa à base de arroz sem glúten

A Massa Alimentícia de Arroz da marca Urbano tem, segundo o fabricante, o mesmo sabor e consistência do mac...

Veja mais
Batata para assar e outra para fritar

Programa de cooperação entre Brasil e França apresenta aos consumidores variedades próprias ...

Veja mais
Alimento orgânico não possui maior valor nutricional

Revisão de artigos publicados nos últimos 50 anos diz que não há evidência de que prod...

Veja mais
Volta às aulas adiada estende ofertas das lojas

O adiamento do início das aulas nas instituições de ensino de São Paulo deve aumentar as ven...

Veja mais
Lançamento da Seven Boys reúne conceitos de alimento e cosmético em um pão inovador

A Seven Boys, posicionada entre as três maiores empresas do segmento de pães industrializados do Brasil, la...

Veja mais