As administrações da Sadia e Perdigão aprovaram ontem a substituição das ações da Sadia por ações de emissão da Brasil Foods (BRF), empresa criada a partir da união entre as duas empresas de alimentos. A troca dos papéis vai depender da aprovação dos acionistas das companhias em assembléia geral a ser realizada no dia 18 de agosto.
Segundo o Acordo de Associação, os acionistas não controladores da Sadia receberão 0,132998 ações ordinárias de emissão da BRF para cada ação ordinária ou preferencial de emissão da Sadia. O comunicado explica ainda que "as frações de ações ordinárias e preferenciais resultantes da substituição da posição de cada acionista da Sadia serão arredondadas para baixo, para o número inteiro mais baixo, e a diferença será paga em dinheiro, pela BRF, no prazo de 30 dias", afirma o documento. A companhia diz ainda que os acionistas das ações ordinárias que serão emitidas pela BFR terão os mesmos direitos e benefícios dos acionistas que detêm as ações ON e PN da Sadia.
Em consequência da operação, serão emitidas 59.390.963 ações da BRF que serão atribuídas aos acionistas da Sadia em substituição das ações incorporadas. O valor do aumento de capital social da BRF será de R$ 2,335 bilhões e o montante do ágio e as condições de seu aproveitamento pela companhia serão avaliados posteriormente.
Com o processo de incorporação, a Sadia deixará de integrar o Nível 1, segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa).
Com a transação, as ações da Sadia que são negociadas na Latibex, na bolsa de Madri, serão excluídas. A companhia informou que os acionistas que não desejarem receber ações da BRF poderão vender suas ações na Latibex. A Sadia informou que o banco Espírito Santo Investment se ofereceu para comprar os papéis da Sadia até o dia 13 de agosto de 2009.
Veículo - DCI