O Grupo Pão de Açúcar (GPA) resolveu ampliar seu programa de rastreabilidade na cadeia de fornecimento de frutas, verduras e legumes (FLV), para garantir a origem desses produtos e sua qualidade, sem que sejam produzidos com excesso de agrotóxicos, por exemplo. O programa, chamado "Qualidade desde a origem", criado no ano passado, ganhou um site no qual os consumidores podem consultar qual foi o produtor e distribuidor dos itens.
Foi assinado, ainda, um acordo do grupo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apoiam o projeto e o apontam como modelo. De acordo com Leonardo Miyao, diretor da categoria de FVL, já foram investidos R$ 3 milhões no projeto, incluindo gastos com informatização do sistema de controle e lançamento do site, por exemplo. Hoje, a venda da categoria representa 8% das vendas totais em todos as bandeiras, sendo que a companhia movimenta 100 mil toneladas de FVL todos os meses.
Para Hugo Bethlem, vice-presidente do grupo, "os consumidores, sabendo do programa, devem migrar para a rede. A concorrência vai ter que se mexer. No varejo tem que estar 15 minutos na frente", afirmou ele.
Veículo - DCI