Em plena crise econômica, a fabricante de freezers comerciais Metalfrio Solutions obteve a maior rentabilidade trimestral de sua história cortando gastos e melhorando a eficiência. A empresa teve lucro líquido de R$ 20 milhões entre abril e junho, ante prejuízo de R$ 4,8 milhões no mesmo período do ano passado e perda de R$ 17,2 milhões no primeiro trimestre deste ano.
A redução no ritmo das vendas por conta da crise levou a Metalfrio a uma corrida pela rentabilidade e os primeiros resultados começam a aparecer. "São melhorias que faríamos de qualquer maneira, mas que foram aceleradas por conta da crise", destacou Marcelo Lima, presidente do conselho de administração, acionista e sócio fundador da Artesia Gestão de Recursos - empresa de investimentos que comprou a Metalfrio em 2004 e levou-a à Bovespa em 2007.
A receita líquida caiu 19,2% na comparação anual, para R$ 189 milhões entre abril e junho, refletindo a queda de 23% nas vendas, para 156,8 mil unidades.
Ao ver o cenário de retração instalado, a empresa, que realizou diversos investimentos internacionais antes e depois de abrir o capital em 2007, correu para azeitar as unidades.
No México, na Turquia e na Rússia, consolidou as fábricas existentes numa única unidade em cada país. No Brasil, a produção de peças verticais de São Paulo foi transferida para a fábrica de Mato Grosso do Sul, eliminando assim a duplicidade.
Além disso, a produção teve que ser ajustada à demanda: foram cerca de mil demissões.
Assim, o lucro bruto avançou 3,2% para R$ 41,5 milhões, a despeito da queda no faturamento. A margem, portanto, subiu de 17,2% para 21,9%. O custo também foi beneficiado pela redução no preço das commodities.
Nas despesas gerais e administrativas, o foco foi no corte dos gastos fixos e essa conta somou R$ 8,2 milhões - 16,4% menos do que no segundo trimestre de 2008.
"Chegamos a ter 25 planos de redução de custo e despesa em andamento no ano passado", conta Lima, ressaltando que praticamente todas as melhorias são permanentes. "O esforço foi tão grande que o resultado seria melhor ainda que a receita caísse 35%."
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) aumentou 19,5%, chegando a R$ 24,5 milhões: a margem avançou mais de 4 pontos percentuais, para 13%.
Além das iniciativas na operação, o financeiro também contribuiu para a última linha. A companhia teve ganho líquido de R$ 9,8 milhões, ante R$ 3 milhões no mesmo período de 2008. Além do rendimento das aplicações, a Metalfrio lucrou R$ 3 milhões com a proteção cambial na Turquia. "Mas antes de ganhar, também perdemos." A despesa financeira líquida da empresa foi de R$ 22 milhões no primeiro trimestre.
Entre abril e junho, a Metalfrio reduziu a dívida líquida de R$ 219,7 milhões para R$ 135,6 milhões, com aumento do caixa e pagamento de compromissos. A meta, segundo Lima, é fechar o ano abaixo de R$ 100 milhões.
Apesar da piora em relação ao mesmo período de 2008, a comparação dos resultados operacionais com o primeiro trimestre deste ano mostra sinais de recuperação na demanda.
Nas Américas, as vendas físicas subiram 23,6% e na Europa, 71,2% - refletindo a melhora sazonal típica do segundo trimestre, com o verão na região. Lima afirma que há indicações de aquecimento. A receita líquida cresceu 46%. "Cancelamos as férias coletivas de agosto na Turquia." Mas ainda não há previsão de quando os volumes poderão retornar aos níveis de 2008.
O salto na atividade da Europa no segundo trimestre desempenhou um papel importante nos resultados (39% da receita e 59,6% do lajida), mas não se deve esperar a mesma intensidade no terceiro trimestre.
Veículo: Valor Econômico