Metalfrio eleva resultado apesar de receita menor

Leia em 3min 20s

Em plena crise econômica, a fabricante de freezers comerciais Metalfrio Solutions obteve a maior rentabilidade trimestral de sua história cortando gastos e melhorando a eficiência. A empresa teve lucro líquido de R$ 20 milhões entre abril e junho, ante prejuízo de R$ 4,8 milhões no mesmo período do ano passado e perda de R$ 17,2 milhões no primeiro trimestre deste ano.

 

A redução no ritmo das vendas por conta da crise levou a Metalfrio a uma corrida pela rentabilidade e os primeiros resultados começam a aparecer. "São melhorias que faríamos de qualquer maneira, mas que foram aceleradas por conta da crise", destacou Marcelo Lima, presidente do conselho de administração, acionista e sócio fundador da Artesia Gestão de Recursos - empresa de investimentos que comprou a Metalfrio em 2004 e levou-a à Bovespa em 2007.

 

A receita líquida caiu 19,2% na comparação anual, para R$ 189 milhões entre abril e junho, refletindo a queda de 23% nas vendas, para 156,8 mil unidades.
Ao ver o cenário de retração instalado, a empresa, que realizou diversos investimentos internacionais antes e depois de abrir o capital em 2007, correu para azeitar as unidades.

 

No México, na Turquia e na Rússia, consolidou as fábricas existentes numa única unidade em cada país. No Brasil, a produção de peças verticais de São Paulo foi transferida para a fábrica de Mato Grosso do Sul, eliminando assim a duplicidade.
Além disso, a produção teve que ser ajustada à demanda: foram cerca de mil demissões.

 

Assim, o lucro bruto avançou 3,2% para R$ 41,5 milhões, a despeito da queda no faturamento. A margem, portanto, subiu de 17,2% para 21,9%. O custo também foi beneficiado pela redução no preço das commodities.
Nas despesas gerais e administrativas, o foco foi no corte dos gastos fixos e essa conta somou R$ 8,2 milhões - 16,4% menos do que no segundo trimestre de 2008.

 

"Chegamos a ter 25 planos de redução de custo e despesa em andamento no ano passado", conta Lima, ressaltando que praticamente todas as melhorias são permanentes. "O esforço foi tão grande que o resultado seria melhor ainda que a receita caísse 35%."

 

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) aumentou 19,5%, chegando a R$ 24,5 milhões: a margem avançou mais de 4 pontos percentuais, para 13%.

 

Além das iniciativas na operação, o financeiro também contribuiu para a última linha. A companhia teve ganho líquido de R$ 9,8 milhões, ante R$ 3 milhões no mesmo período de 2008. Além do rendimento das aplicações, a Metalfrio lucrou R$ 3 milhões com a proteção cambial na Turquia. "Mas antes de ganhar, também perdemos." A despesa financeira líquida da empresa foi de R$ 22 milhões no primeiro trimestre.

 

Entre abril e junho, a Metalfrio reduziu a dívida líquida de R$ 219,7 milhões para R$ 135,6 milhões, com aumento do caixa e pagamento de compromissos. A meta, segundo Lima, é fechar o ano abaixo de R$ 100 milhões.

 

Apesar da piora em relação ao mesmo período de 2008, a comparação dos resultados operacionais com o primeiro trimestre deste ano mostra sinais de recuperação na demanda.

 

Nas Américas, as vendas físicas subiram 23,6% e na Europa, 71,2% - refletindo a melhora sazonal típica do segundo trimestre, com o verão na região. Lima afirma que há indicações de aquecimento. A receita líquida cresceu 46%. "Cancelamos as férias coletivas de agosto na Turquia." Mas ainda não há previsão de quando os volumes poderão retornar aos níveis de 2008.

 

O salto na atividade da Europa no segundo trimestre desempenhou um papel importante nos resultados (39% da receita e 59,6% do lajida), mas não se deve esperar a mesma intensidade no terceiro trimestre.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Satisfeito com os negócios, Abílio Diniz lança site

Abílio Diniz, 72 anos e prestes a ser tonar pai pela sexta vez - em novembro nasce Miguel -, preside o conselho d...

Veja mais
Plano para Ponto Frio deve sair em 60 dias

O Pão de Açúcar deve apresentar em 60 dias o plano de negócios para o Ponto Frio, informou o...

Veja mais
Falta de chuva na Índia faz preço do açúcar disparar

Os preços futuros do açúcar continuam firmes no mercado internacional, impulsionados pela falta de ...

Veja mais
Indústria quer garantir seu algodão

Pluma: Com menor oferta, têxteis fazem contratos de longo prazo   As indústrias têxteis instal...

Veja mais
É mais fácil admirar que copiar os nórdicos

Escandinávia: Modelo de negócios privilegia participação dos empregados e menor desigualdade...

Veja mais
Indústria e exportador temem paralisação na venda de café

O governo federal sinaliza um pacote para a cafeicultura a fim de minimizar o endividamento e melhorar a renda dos produ...

Veja mais
Pão de Açúcar mostra plano para Ponto Frio em 60 dias

O Grupo Pão de Açúcar deve apresentar em 60 dias o plano do Ponto Frio. O presidente do conselho de...

Veja mais
Mappel planeja nova fábrica e estima crescer 25% este ano

Terceirizar a produção de embalagens e de algumas commodities pode ser a melhor alternativa para a ind&uac...

Veja mais
Depois da forte alta, preços dos lácteos recuaram em julho

No mercado atacadista, os preços dos produtos lácteos, que vinham em forte alta nos últimos meses, ...

Veja mais