Estimulada pelo aquecimento das vendas do varejo brasileiro após a crise, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) reavaliou suas projeções para cima e agora prevê para o setor um crescimento real de 4,5% em 2009. No início do ano, a entidade havia previsto um crescimento anual de 2,5%.
Mesmo após a revisão, o número ainda está longe do desempenho bem mais significativo registrado em 2008, um crescimento de 10,5%.
João Sanzovo Neto, presidente da Apas, diz que a previsão pessimista anunciada no início do ano foi influenciada pelo cenário nebuloso trazido pela crise econômica mundial.
"No início do ano estávamos todos assustados, mas à medida que o tempo foi passando, percebemos que o setor tinha um bom cenário pela frente." No acumulado de janeiro a junho, o setor registrou alta de 5,85%, sobre o mesmo período do ano passado.
Os novos cálculos são confirmados pelo desempenho dos maiores varejistas do país. No segundo trimestre, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour registraram crescimento de vendas no conceito mesmas lojas -que são lojas que já existem há um ano ou mais- de 13,2% e 7,2%, respectivamente. No primeiro trimestre de 2009, o Grupo Pão de Açúcar cresceu 8,9%. O Carrefour registrou alta de 4,8%.
Entre as categorias de produtos que tiveram destaque nas vendas no período estão bebidas não alcoólicas, higiene e beleza, alimentos congelados, massas e pães industrializados.
Sanzovo Neto acredita que o cenário atual deve contribuir para aquecer ainda mais o varejo. "Eventos como a gripe suína e a lei antifumo contribuem para que as pessoas evitem as ruas e tudo que seja possível aconteça em casa. Para o Dia dos Pais, por exemplo, esperamos aumento de 5% com relação ao ano passado", diz.
Veículo: Folha de S.Paulo