Supermercados esperam crescer 4,5% em 2009

Leia em 1min 30s

Estimulada pelo aquecimento das vendas do varejo brasileiro após a crise, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) reavaliou suas projeções para cima e agora prevê para o setor um crescimento real de 4,5% em 2009. No início do ano, a entidade havia previsto um crescimento anual de 2,5%.

 

Mesmo após a revisão, o número ainda está longe do desempenho bem mais significativo registrado em 2008, um crescimento de 10,5%.

 

João Sanzovo Neto, presidente da Apas, diz que a previsão pessimista anunciada no início do ano foi influenciada pelo cenário nebuloso trazido pela crise econômica mundial.
"No início do ano estávamos todos assustados, mas à medida que o tempo foi passando, percebemos que o setor tinha um bom cenário pela frente." No acumulado de janeiro a junho, o setor registrou alta de 5,85%, sobre o mesmo período do ano passado.

 

Os novos cálculos são confirmados pelo desempenho dos maiores varejistas do país. No segundo trimestre, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour registraram crescimento de vendas no conceito mesmas lojas -que são lojas que já existem há um ano ou mais- de 13,2% e 7,2%, respectivamente. No primeiro trimestre de 2009, o Grupo Pão de Açúcar cresceu 8,9%. O Carrefour registrou alta de 4,8%.

 

Entre as categorias de produtos que tiveram destaque nas vendas no período estão bebidas não alcoólicas, higiene e beleza, alimentos congelados, massas e pães industrializados.
Sanzovo Neto acredita que o cenário atual deve contribuir para aquecer ainda mais o varejo. "Eventos como a gripe suína e a lei antifumo contribuem para que as pessoas evitem as ruas e tudo que seja possível aconteça em casa. Para o Dia dos Pais, por exemplo, esperamos aumento de 5% com relação ao ano passado", diz.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Operação mãos limpas

Com o álcool gel a 70% em falta nas farmácias convencionais, os consumidores procuram agora farmáci...

Veja mais
Fabricantes de cerveja enviam estudo sobre publicidade a deputados

Os fabricantes de cerveja apertam o cerco aos deputados para barrar a aprovação da lei que restringe o hor...

Veja mais
Gôndola

Com investimento de R$ 5 milhões, o atacadista Makro promove neste mês evento para capacitar pequenos e m&e...

Veja mais
Unilever reverte declínio nas vendas, mas margens sofrem

O novo presidente executivo da Unilever, Paul Polman, cumpriu a promessa de rapidamente aumentar as vendas em volume da ...

Veja mais
Satisfeito com os negócios, Abílio Diniz lança site

Abílio Diniz, 72 anos e prestes a ser tonar pai pela sexta vez - em novembro nasce Miguel -, preside o conselho d...

Veja mais
Plano para Ponto Frio deve sair em 60 dias

O Pão de Açúcar deve apresentar em 60 dias o plano de negócios para o Ponto Frio, informou o...

Veja mais
Metalfrio eleva resultado apesar de receita menor

Em plena crise econômica, a fabricante de freezers comerciais Metalfrio Solutions obteve a maior rentabilidade tri...

Veja mais
Falta de chuva na Índia faz preço do açúcar disparar

Os preços futuros do açúcar continuam firmes no mercado internacional, impulsionados pela falta de ...

Veja mais
Indústria quer garantir seu algodão

Pluma: Com menor oferta, têxteis fazem contratos de longo prazo   As indústrias têxteis instal...

Veja mais