Marcas novas no mercado e outras já bem conhecidas dividiram o ranking dos primeiros três colocados na pesquisa de reconhecimento feita pela revista Supermercado Moderno. Activia, Havaianas e as torradas Bauducco foram consideradas as mais vendidas pelos 2.365 varejistas entrevistados no País. Ao todo, 13 marcas atingiram índices de preferência acima de 50%. Oito ainda elevaram seus percentuais de preferência, como alvejante Brilhante, esponja Scotch-Brite e sandálias Ipanema.
No ranking geral, as marcas que mais ganharam pontos foram Activia (55,8%), Havaianas (53,4%), Bauducco (53,3%). Outras 10 marcas também tiveram índice acima de 50% na preferência, entre elas, Tramontina 53% (talheres), Gatorade 52,6% (isotônico), Sadia 52% (peru congelado) e Jontex 52% (preservativo).
"É com orgulho que recebemos a confirmação de que a Danone está no caminho certo. A empresa investe constantemente na marca Activia, com pesquisa, desenvolvimento e inovação, e permanecerá com fortes ações nos pontos de venda, campanhas publicitárias e ações para o varejo", disse o gerente de Marketing da Danone, Marcelo Costa.
Neste ano, entraram para o ranking marcas de 194 categorias, sendo 185 de bens de consumo de massa e 9 de equipamentos, insumos e serviços utilizados pelos varejistas. "A mudança das marcas é anual. Um dos fatores que contribui para isso é o grande número de lançamentos que as empresas fazem", disse o publisher da revista, Mauricio Pacheco.
Novatas – O levantamento apontou que seis marcas aparecem pela primeira vez no mix. O caldo em pó Good Light, da Nestlé, atingiu 22,1% das preferências, seguido pela bebida à base de soja Mais Vita e Mais Vita Light, da Yoki, com 9,3% e 7,6%, respectivamente, Pif Paf (vegetais congelados) 4%, protetor solar Solar Expertise, da L'Oreal, 3,5%, e o leite fermentado Itambito, da Itambé, com 2,5%.
Oito marcas elevaram o índice de preferência acima de 5% em relação ao ano passado. Na lista estão o Brilhante (alvejante) 9,8%, Scoth-Brite (esponja) 7,8%, Ipanema (sandálias) 7,1%, Vanish (alvejante) 6,9%, Plasútil (bacia/lixeira) 6,2%, Sazón (caldo em pó) 6,2%, Dove (sabonete líquido) 5,9 e Pedigree (alimento para cães) 5,1%.
Transferência – Segundo Pacheco, o estudo revela que, além de colocar novos produtos no mercado, algumas empresas conseguiram transferir sua imagem para outras linhas de itens, que também levam seu nome. "Bom exemplo disso foi a marca Oral B, que se destacou com crescimento de 3,2% e 3,1%, respectivamente, na preferência de escova bucal e antisséptico. Já na Salton, os crescimentos de 3,3% e 1,9% foram, respectivamente, no vinho tinto e no vinho branco nacionais", disse.
Para a rede Wal-Mart, que monitora o comportamento de compra do consumidor, para colocar nas gôndolas opções para as tendências e necessidades de seus clientes, a importância das pesquisas, na realidade, é refletir suas aceitações e preferências.
Veículo: Diário do Comércio - SP