O setor atacadista de distribuição, responsável pelo abastecimento de 53,3% do canal alimentar no País, não sentiu os efeitos da crise financeira mundial. De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), as redes poderão contabilizar crescimento real de 4% neste ano em relação a 2008. "Ampliamos o mix, conquistamos novos mercados e investimos em atendimento especializado", explica o presidente da Abad, Geraldo da Silva.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton International, cerca de 20% das empresas brasileiras concordam com a afirmação de que em períodos de turbulência econômica, investir em projetos é fundamental para o crescimento, seguido pela redução de custos (18%).
Pensando nisso, o grupo holandês Makro, investiu, só neste ano, cerca de R$ 240 milhões na abertura de lojas brasileiras, cifra 23% maior que a do ano passado. Com faturamento de cerca de R$ 5 bilhões, pretende encerrar 2009 com 75 unidades no País. "As vendas cresceram dois dígitos no primeiro semestre em relação a igual período do ano passado. Pretendemos crescer ainda mais, porque vamos entrar em dois novos mercados: Tocantins e Acre", diz o presidente da empresa, Rubens Batista Júnior.
Segundo ele, os clientes pessoa física representam quase 20% das vendas, incluindo comerciantes informais e os pequenos comerciantes, que também fazem compras pessoais. "O cliente final quase não compra no Makro. Temos um serviço realmente voltado aos negócios". A expectativa é de que a rede cresça 12% este ano em relação a 2008, com destaque para a venda de categorias básicas, como arroz, feijão, açúcar e café.
Para 2010, o foco será voltado para as áreas de farinha, óleo e alimentos perecíveis: carnes, ovos e pães, produtos consumidos diariamente em padarias e restaurantes. "Acreditamos que o Brasil vá crescer muito. A inflação está sob controle e as expectativas são as melhores possíveis". Uma das estratégias é o cartão próprio (private label) Makro, com 1,1 milhão de adesões e representatividade de 13% nas vendas.
Cerca de 70 expositores mostram suas novidades. Segundo Batista Júnior, a rede holandesa aposta na América do Sul para incrementar o faturamento mundial do grupo. Um exemplo disso foi a abertura da primeira loja no Peru, no início do mês. Com a novidade, o Makro reforça a sua linha de atuação, que inclui ainda Argentina, Colômbia e Venezuela. "Só não inauguramos mais lojas porque é muito difícil conseguir terrenos com grandes áreas. Eles estão cada vez mais escassos". Outro projeto é o site de vendas online, previsto para entrar no ar em 2010.
Mercado - De acordo com o Ranking Abad/Nielsen 2009, realizado com 364 empresas, o setor atacadista de distribuição encerrou o ano passado com faturamento de R$ 120,8 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 8,5% em relação a 2007. Os números representam 53,4% do mercado do varejo alimentar, que totalizou R$ 226 bilhões no ano passado. A pesquisa também constatou que 95% dos supermercados pequenos e 40% dos supermercados médios são abastecidos por empresas atacadistas distribuidoras.
Encontro de marcas para atrair novos clientes
Novidades em produtos e receitas para o segmento de hotéis, restaurantes, cafeterias, bares e lanchonetes podem ser conferidas na terceira edição do Makro Extravaganza, que começou ontem e vai até amanhã no Moinho Eventos, em São Paulo. O projeto faz parte da estratégia de marketing do grupo atacadista para fidelizar e atrair novos clientes. Cerca de 70 expositores, incluindo Sadia, Açúcar União, Schincariol, Tramontina, Unilever e Coca-Cola mostram novidades no evento do Makro.
Com investimentos de R$ 5 milhões, aproximadamente R$ 1 milhão a mais em relação ao ano passado, o atacadista apresenta os principais lançamentos de suas marcas próprias de alimentos e não-alimentos, além da Rota Sabor & Saber, um programa itinerante, abrigado em uma carreta rodoviária transformada em auditório e cozinha experimental. A idéia é visitar as lojas da rede pelo País levando cursos e aulas de capacitação.
De acordo com o diretor de marketing do grupo, Gustavo Delamanha, o objetivo é contribuir no desenvolvimento e sustentabilidade dos clientes, em parceria com o Sebrae e o Senac, que promovem cursos no local. "Oferecemos palestras gratuitas com orientações e dicas para incrementar a lucratividade dos negócios dos participantes", explica Delamanha.
Entre os destaques, uma cozinha experimental, patrocinada pela empresa Açúcar União, onde profissionais da área ensinam técnicas em aulas gastronômicas e dão dicas de como fazer um prato irresistível. A expectativa é de que 7 mil pessoas visitem o 3º Makro Extravaganza.
Veículo: Diário do Comércio - SP