Na feira ou no mercado, flores para todos os gostos e bolsos

Leia em 2min 40s

Agora que a estação mais colorida do ano chegou, que tal levar um pouco da primavera para casa? Em Santos, há opções para todos os gostos e bolsos quando se trata de flores naturais.

 

Basta o sol dar as caras que os clientes aparecem para escolher suas preferidas. É o que conta Maria Creuza Mendes, que há 30 anos vende essa mercadoria nas feiras da cidade.

 

A barraca é uma festa para os olhos. Gérberas, lírios, orquídeas e violetas se misturam, criando uma pintura que chama a atenção de gente como Brazilia Pesci e sua filha, Lúcia. A dupla mora em um apartamento no Campo Grande e não deixa faltar flores em casa. A preferida de Brazilia? "Não tenho, gosto de todas".

 

No sábado, na feira da Avenida Francisco Glicério, elas optaram por levar um vaso de flores do campo. "Compro na feira porque tem grande variedade e o preço é bom. Os produtos estão sempre frescos", diz a aposentada.

 

Na feira, os preços variam de R$ 1,00 (botão unitário de rosa) a R$ 40,00 (orquídeas no vaso). As campeãs na barraca de Creuza são, além das clássicas rosas e cravos, gérberas, lírios, astromélias e lisiantos.

 

Já nas floriculturas, as vendas também começaram a aumentar com a chegada da primavera. "As pessoas estão comprando mais flores para colocar em casa", afirma Kelly Cristina Santana Costa, da Flora Silva Flores e Decorações.

 

Segundo Kelly, a diferença entre as flores vendidas nas feiras e as das floriculturas é que, nesses locais, as flores recebem melhor tratamento. "Nós tiramos as folhagens, cortamos os cabinhos", enumera a auxiliar administrativa. "Aqui, as flores ficam em um ambiente fechado, com ar-condicionado".

 

As mais vendidas nas floriculturas são as alstromélias ­ flores nobres e delicadas, semelhantes às orquídeas ­, gérberas, lírios e rosas colombianas e nacionais. Uma dica para que as flores cortadas (como as rosas) durem mais é adicionar algumas gotinhas de água sanitária ou enxaguante bucal na água, para matar as bactérias.

 

PRÁTICO E BARATO

 

Quem pretende economizar acha boas pechinchas nos supermercados. O Extra e o Pão de Açúcar costumam exibir exemplares nas suas lojas.

 

Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de flores e plantas do grupo ao qual pertencem os dois estabelecimentos cresceram 26%. Se, no começo, estavam disponíveis apenas plantas básicas, como violetas, hoje orquídeas e rosas ganharam espaço nesses pontos.

 

Além da praticidade, o valor é atrativo, porque as redes compram em grande quantidade. A desvantagem em relação a outras procedências seria a qualidade. No entanto, a paisagista Luciana Guimarães conta que já comprou itens nessas lojas que duraram tanto quanto aqueles de floriculturas.

 

Para que elas durem mais, o melhor corte é feito no tronco, em diagonal. Segundo a técnica oriental do ikebana, deve ser feito embaixo d'água, para que a flor não pegue nenhum ar.

 


Veículo: A Tribuna de Santos - SP


Veja também

Micro-ondas, cada vez mais procurados

Na cozinha da família brasileira, o micro-ondas aparece cada vez mais, mostra reportagem publicada na ediç...

Veja mais
Filiais de múltis ganham novo status no Brasil

Crise global aumentou a importância das operações brasileiras de grandes empresas internacionais &n...

Veja mais
Europa questiona País na OMC por trigo dos EUA e Canadá

O Paraná, maior estado produtor de trigo no Brasil, já acumula perdas de 800 mil toneladas de trigo na saf...

Veja mais
Brasil quer batalhar na OMC por suco de laranja

O Brasil irá apostar na jurisprudência para tentar vencer os Estados Unidos no painel contra as medidas ant...

Veja mais
Unilever compra unidade da Sara Lee por US$ 1,88 bilhão

Com a oferta de 1,28 bilhão de euros - US$ 1,88 bilhão -, a Unilever comprou, na última sexta-feira...

Veja mais
Walmart leva Maxxi ao Ceará

A cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), recebeu na última semana uma nova...

Veja mais
Crise leva executivos a corrida por franquias de acessórios

O período de crise econômica desencadeou, este ano, uma corrida de executivos interessados em um negó...

Veja mais
A beleza da classe C

Preços baixos e novos produtos - eis o caminho que levou O Boticário às consumidoras da emergente c...

Veja mais
Nestlé prevê faturar R$ 31 bilhões em 2012

A Nestlé Brasil vai fechar 2009 com o maior crescimento entre todas as subsidiárias da companhia suí...

Veja mais